Nota de Falecimento: Walther Bromberg

 

É com grande pesar que a Comodoria do Veleiros do Sul comunica o falecimento do sócio, velejador e grande amigo Walther Bromberg.

Apaixonado pela vela, Walther Bromberg foi um dos grandes nomes marcantes na história da vela gaúcha, reconhecido sempre por sua presença nas regatas nas águas Guaíba e em confraternizações náuticas, onde é e sempre será lembrado por sua contribuição através de suas experiências e conhecimentos, compartilhando histórias, amizades e o amor pela vela.

“Vela, para mim, é liberdade”, disse Walther, engenheiro mecânico por formação, em um dos trechos destacados de uma entrevista especial concedida em fevereiro de 2021. Essas palavras definem a história do velejador que iniciou na vela aos sete anos de idade. “Nós morávamos na praia da Pedra Redonda, que na época era interior de Porto Alegre, não tinha quase habitantes. E eu, como terceiro filho da família, o mais novo, passava muitas horas sozinho. Então, meus pais tinham um barquinho, tipo de um skiff. Como não tinha nada para fazer, achei uma maneira de eu mesmo colocar o barco na água e comecei a navegar”, disse na ocasião, falando sobre suas primeiras velejadas.

“O Walther Bromberg era uma pessoa muito querida e muito parceiro de todos dentro do clube. Um apaixonado pela vela, que tinha a verdadeira alegria em entrar em um barco e velejar, fazer todas suas “peripécias” náuticas que ele fez desde muito jovem, com tantas participações em regatas em barcos importantes”, disse o Comodoro Cícero Hartmann.

O Comodoro ainda relembra uma das navegadas de Soling junto com Walther: “Particularmente, tive a alegria e o prazer de convidá-lo para correr em uma das regatas de aniversário do Veleiros do Sul de Soling, classe que ele ainda nunca havia velejado. Ele ficou muito feliz e percebemos que, com toda sua experiência, tocava muito bem o barco. O Walther é mais um dos grandes ícones do nosso clube que nos deixa e parte para navegar em outros mares. Neste momento, estendemos nossos sentimentos a toda a sua família, com a certeza de que sempre teremos boas e alegres recordações de sua trajetória na vela", completa.

Foi também um dos grandes e sempre presentes membros do Grupo dos Cruzeiristas do Veleiros do Sul. No último jantar de 2021, foi padrinho no batismo do sócio Leonardo Bridi, atual Comandante do veleiro Zápeka. Foi com esta embarcação que Walther marcou presença em inúmeros eventos no Guaíba, sempre participando das regatas com muito entusiasmo, determinação e camaradagem.

A história e relação com o veleiro Zápeka, ou Sapeca, é um dos capítulos especiais da história de Walther. Abaixo, no especial Velas ao Vento: Crônicas do General Furtado, relembre uma das passagens da embarcação de Walter Bromberg e László Böhm.

CLIQUE AQUI E CONFIRA

A cerimônia de despedida será realizada nesta terça-feira (07), na Capela B, Memorial Martim Lutero na Rua Guilherme Schell, 467. O velório inicia às 8h00 e a despedida final acontece às 13h.

Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.