Projeto de desassoreamento do ponto de abastecimento e rampa leste do Clube é aprovado pela FEPAM
No dia 10 de novembro o VDS obteve licença aprovada pela FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) para a execução do Plano Conceitual de Desassoreamento. O projeto tem como objetivo a execução da dragagem do ponto de abastecimento de combustíveis e rampa leste de acesso às embarcações.
Atualmente, o local encontra-se com restrição de navegação devido as profundidades rasas, em média 0,8 metros. A situação da área oferece risco para a navegação, principalmente pela possibilidade de encalhe das embarcações assim como também outras possíveis avarias no caso de colisão com alguma estrutura submersa não identificada anteriormente.
De acordo com o Comodoro Cícero Hartmann essa é mais uma etapa cumprida em sua administração. “Era um processo que a gente vinha perseguindo há muitos anos. Desde que iniciamos nossa gestão, nós direcionamos esse licenciamento da FEPAM para as atividades principais do Clube, que era o caso da marina. A obtenção dessa licença é uma complementação e finalização dos nosso processo de licenciamento. É muito importante que tenhamos conquistado isso. Foi um trabalho de muito esforço de toda a comodoria! Agora a nossa missão é obter a ISO 14001 de Sistema de Gestão Ambiental”, declara.
A área total estimada para a dragagem é de 3.400m² e o principal material a ser removido, de acordo com os estudos, são os siltes - material formado por fragmento de mineral ou rocha, menor do que areia e maior que argila.
Os custos para a execução do projeto já começaram a ser orçados para dar o início o mais breve possível, com previsão de conclusão em janeiro 2023.