Definidos os locais Sede dos Campeonatos Mundias da Juventude de 2023 e 2024! Saiba mais



Fonte: World Sailing

Foram divulgados pela World Sailing - Federação Internacional de Vela, os próximos países e locais para sediar as edições de 2023 e 2024 do Campeonato Mundial da Juventude. O Brasil foi anunciado como um deles, trazendo para Búzios, dos dias 8 à 16 de dezembro, um dos mais importantes eventos da Vela Mundial.  A Itália ficará com a edição do próximo ano, que está planejada para o Lago de Garda no período entre os dias 13 ao dia 20 de julho de 2024. As classes do Mundial da Juventude serão: ILCA 6, 420, 29er, Nacra 15, Hobie Cat 16, Fórmula Kite e iQFoil.



O presidente da federação, Quanhai Li, disse que a mesma fica orgulhosa em compartilhar um evento tão relevante para o mundo da vela, principalmente pelas mensagens de sustentabilidade, inclusão e igualdade que serão bases para os próximos dois anos. O diretor executivo da World Sailing , David Graham, comenta sobre a ansiedade para as competições e sobre estar feliz em relação às escolhas dos dois locais, realizadas pelo comitê mundial juvenil.



Búzios, sede em 2009, conta com condições perfeitas para velejo, tendo um ótimo ventos nordeste a leste, variando entre 10 e 18 nós. O Iate Clube Armação de Búzios, tendo experiência com o evento, fornecerá a infraestrutura ideal para atletas, técnicos e visitantes. O presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, declara ser uma grande oportunidade para o Brasil e seus jovens velejadores, além de abrir portas para que, no futuro, o país possa sediar um Campeonato Mundial de Vela. Outro ponto ressaltado por Marco Aurélio é o de tornar o centro de treinamento em Búzios referência para equipes de todo o mundo. 

 

A Equipe Brasileira de Vela encerrou o Mundial da Juventude 2022 de Haia, na Holanda, entre as 10 melhores nações do evento. O melhor resultado foi o sétimo lugar de Joana Gonçalves e Luísa Madureira na 420. Além do presidente da CBVela, a comissão organizadora do Mundial da Juventude será composta por velejadores de destaque junto do apoio da Marinha do Brasil. O Aviso de Regata para o Campeonato Mundial de Vela Juvenil de 2023 será publicado ainda esse mês.