VDS participa de seminário na ESEFID - UFRFGS sobre os desafios e oportunidades na vela e no kitesurf! Confira

 

Clique na foto e confira o álbum completo

O Veleiros do Sul fez parte, na última sexta-feira (10), de um seminário na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança - ESEFID, na URFGS, intitulado “Oportunidades e desafios na Vela e do Kitesurf no Rio Grande Do Sul”. O evento trouxe mais detalhes sobre ambos os esportes, as condições atuais de visibilidade e possibilidades dentro deles.

 

A primeira mesa formada pelo VDS contou com a presença de Ângelo Menegassi Neto, Ana Roth e Priscila dos Santos Novak. Ângelo, professor da EVM, falou sobre o funcionamento de uma escola de vela, explicando mais sobre o dia a dia do meio de ensino das mesmas, quais pontos priorizar, além de características dos diferentes tipos das escolas de vela.

 

Ana, atleta do VDS,  abordou a participação feminina no mundo da vela, começando por seu histórico e sua vivência do ponto de vista feminino em um ambiente com pouca representatividade. Contou mais seu crescimento dentro do Clube, sua participação na Escola de Vela Minuano e a decisão de tornar-se atleta de alta performance. Com declarações impactantes, a atleta mostrou as dificuldades para o público feminino no esporte, além dos preconceitos que devem ser combatidos.

 

Ricardo Titoff Salvador, dono do “Velejo no Guaíba”, tratou sobre o mercado no mundo da vela, sobre como estruturar o lado comercial, os primeiros passos e alguns detalhes sobre o mercado e suas possibilidades de desenvolvimento. Nelson Ilha, presidente internacional da classe Soling, iniciou sua fala trazendo o retrospecto da vela nas Olimpíadas e a evolução dos barcos para o nível atual, os critérios para a escolha e as trocas das classes e o histórico das participações gaúchas na competição. Priscila, também professora da EVM, fez parte da comissão organizadora da palestra.

 

O Convênio do Veleiros do Sul com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi oficializado em novembro de 2019, com o intuito de desenvolver mais profissionais da área para o mundo da vela e ampliar a visibilidade para o esporte e formação de novos cidadãos.