Clima nostálgico e grandes histórias marcam o Jantar dos Cruzeiristas de abril. Saiba mais
Clique na foto e confira o álbum completo.
Realizada na quarta-feira (12), a edição de abril de 2023 do Jantar dos Cruzeiristas contou com a presença ilustre do Capitão dos Portos de Porto Alegre Rodrigo Tavares, compondo a mesa junto do Mãe Vinícius Magalhães, Klaus Dal Pai Bohne e do Vice-Comodoro Esportivo Sr. Luiz Gustavo Geyer de Oliveira. Estiveram presentes 36 pessoas, entre cruzeiristas e convidados.
Servido por volta das 20:30h, o jantar, apreciado por todos, contou com seguinte cardápio:
Entrada: Mix de folhas verdes, tomate cereja, cebola roxa e amêndoas laminadas
Prato principal: Rahmschnitzel com ao molho de champignon, batatas ao vapor e batata frita
Sobremesa: Pudim de leite
Dando seguimento, após a refeição, o Mãe leu a ata referente ao mês de março de 2023, relembrando o evento que iniciou as atividades neste ano. O Sr. Klaus fez a leitura da ata histórica Nº 206 de 03/09/1973, que tratava de um assunto polêmico (a extinção das bonificações para os barcos por antiguidade), e a decisão de abrir o grupo para sócios que militam na vela de cruzeiro a fim de ter mais representatividade.
O Vice-Comodoro Esportivo celebrou novas conquistas obtidas desde o último encontro, os campeonatos Sul-Americanos no Uruguai, o de Soling, que contou com o título e pódio completo do VDS, e o de Snipe ao qual o clube, enviando a proposta, sediará no ano de 2024. Além disso, a citação do embarque da Flotilha Minuano para o Sul-Americano de Optimist no Peru, Antonia Gick, Miguel e Pedro Koch representarão o VDS na competição.
Cristian Yanzer, nomeado Diretor de Vela de Cruzeiro, assumiu a palavra para agradecer a presença de todos e apresentar seus planos para o futuro, já dando início aos trabalhos com um evento na ilha Chico Manoel, no fim do mês de abril e começo de maio.
O Ministro do Chopp, Olavo Torres, contextualiza a tradição dos cruzeiristas para o Capitão Tavares, falando brevemente sobre o início do grupo e suas importância para o clube. Foram pagas duas rodadas de Nicolaska, a primeira por Miguel Virgilio Petkovicz e a segunda por Yanzer. Também foram dadas as boas-vindas para sócios convidados do Mãe, presentes no jantar.
O cozinheiro da noite Klaus Dal Pai Bohne agradeceu a equipe da cozinha pela ajuda no jantar e iniciou sua apresentação sobre a magnífica restauração do Pato Preto. Partindo do seu começo na vela, Bohne fez um paralelo com a história dos barcos Guanabara e sua forte presença nas décadas de 60 e 70 no Veleiros.
Com isso, mostrou como adquiriu o barco e seu estado antes de restaurá-lo, apontando características do processo de manter partes originais da embarcação, como por exemplo o mastro de madeira.
Apresentado toda a história, findando com a participação nas regatas do último aniversário do VDS, Klaus esclareceu algumas dúvidas levantadas pelos participantes, fechando o encontro do mês de abril.
Alexandre Weindorfer será o cozinheiro do jantar no mês de maio.