UFRGS encerrou mais um semestre no VDS neste mês de abril. Confira
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), encerra mais um semestre e, com ele, a disciplina "Esporte: Vela", cadeira eletiva que acontece em convênio entre a Universidade e o Veleiros do Sul, também fecha o período de 2022/2 com sucesso.
A disciplina contou com a presença de 13 alunos, que tiveram Ângelo Menegassi Neto e Guilherme Papke como professores, além de Priscila dos Santos Novak como monitora. Este foi o primeiro semestre em que a disciplina de Vela implementou a curricularização de atividades de Extensão Universitária, ou seja, parte da carga horária da disciplina foi direcionada a um evento aberto à comunidade.
Com isso, criou-se a “Semana da Vela e do Kitesurf UFRGS 2023”, evento que contou com o seminário "Oportunidades e Desafios da Vela e do Kitesurf no RS", tendo Ana Roth, Ângelo Menegassi Neto, Nelson Ilha e Ricardo Titoff como representantes do VDS. Além disso, uma exposição de 2 barcos do VDS no pátio da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), também foi realizada com a participação do clube.
O conteúdo da disciplina abrangeu tópicos teóricos e práticos e a apostila utilizada foi elaborada pela Escola de Vela Minuano. O encerramento da disciplina ocorreu em 06/04/2023 com um piquenique em alto-mar, ficando 2 Rangers 22 ancorados perto da Usina do Gasômetro, após um velejo de traves saindo do VDS.
A monitora Priscila Novak comenta sobre a relevância da cadeira para formação de novos profissionais:
“A vela é uma modalidade esportiva raramente vista nos currículos de Educação Física. No caso da UFRGS, a oferta da modalidade depende da vigência de convênios com os clubes da região. Esses convênios permitem que a UFRGS tenha acesso a professores e instrutores de Vela, equipamentos esportivos e estrutura de navegação no Guaíba. Em contrapartida, os alunos que tiverem mais interesse podem realizar o Estágio Obrigatório em Esporte dentro do clube e buscar oportunidades de trabalho com iniciação esportiva acompanhando, como monitores, as turmas da Escola de Vela Minuano.”
Priscila comenta também sobre a sua experiência e a dos alunos com a disciplina durante o semestre:
“Minha atribuição como Monitora Acadêmica da disciplina foi mais direcionada à organização da disciplina que ao ensino da modalidade. Como instrutora da EVM, meu objetivo é ensinar a velejar. Como monitora da disciplina, da UFRGS, meu objetivo é aprender a ensinar Vela, por isso busco ter uma visão mais ampla da modalidade, considerando o ensino da Vela inserido em um contexto que conecta Universidade, Clubes e Escolas de Vela e Comunidade, gerando benefícios a todas as instituições e pessoas envolvidas. Ah! E os alunos adoraram a experiência de velejar! Acima de tudo, a Vela é um esporte transformador.”
O VDS compreende a importância da transformação por meio da educação e, através dessa relação com a UFRGS, busca ampliar e aprimorar a vela como esporte e ferramenta de formação de atletas, profissionais e cidadãos