Grandes histórias aqueceram a noite fria no Jantar dos Cruzeiristas. Confira

 

Clique na foto e confira o álbum completo

 

A edição de junho do Jantar dos Cruzeiristas, realizada no último dia 14, foi abrilhantada com magníficas histórias do mundo da vela. O evento reuniu mais de 40 pessoas entre convidados e cruzeiristas, contando com a presença do Comodoro Frederico Roth, do Capitão dos Portos de Porto Alegre, Rodrigo Tavares, do Presidente do Conselho Deliberativo, Sr. Luiz Gustavo Tarragô de Oliveira, do Capitão do Atrevida, Átila Bohm, do Mãe Vinícius Magalhães, da cozinheira Ana Marley e Manfredo Flöricke.

 

O Jantar foi servido por volta das 20h20, com um cardápio bem elaborado:

 

Entradas: Pães e pasta de gorgonzola, mix de verdes, confit de tomate cereja e mussarela de búfala;

 

 

Prato Principal: Pintado defumado, arroz de camarão e batata ao alecrim;

 

 

Sobremesa: Torta brownie com chantilly de doce de leite, sorvete de creme e calda de banana. 

 

 

Após apreciarem o jantar, o Mãe deu início aos trabalhos, agradecendo aos presentes, economato, comodoria e as demais presenças ilustres da noite. Foram prestadas homenagens em alusão ao falecimento do Sr. Walther Bromberg, que completou um ano neste mês. Com isso, o Mãe Vinícius fez a leitura da ata de maio de 2023, seguido por Ana Marley que leu a ata histórica nº 208, de 5/11/1973.

 

 

A cozinheira da noite demonstrou sua gratidão ao grupo pela boa adesão, ressaltando a exclusividade e importância de cada jantar para manter, com o devido respeito, a tradição dos Cruzeiristas. Ana também comentou sobre o cardápio, explicando que a ideia do pintado defumado veio do pai do Ministro do Chopp, Olavo Torres, que costumava preparar o prato.

 

O Mãe reforçou o convite para a “Convocação Oficial para Assembleia Geral Ordinária do Conselho Deliberativo”, que será no dia 28 de junho, na sede social do clube, às 17h em primeira convocação e às 18h em segunda convocação, com término da votação às 20h. O Comodoro Fred assumiu a palavra para agradecer ao Capitão do Atrevida, convidando o mesmo para contar aos cruzeiristas a história deste barco lendário.

 

Átila então comentou sobre as origens do barco centenário, as vitórias ainda na década de 20, a vinda para o Brasil em 1946, o período difícil de abandono e, por fim, sua vivência pessoal a bordo do Atrevida. Outros membros da tripulação encontravam-se no jantar, como o tático André Gick e Miguel Virgílio Petkovicz que cedeu a maquete do modelo de 1946 do Atrevida, sendo decoração na noite desta quarta-feira (14).

Ao fim da conversa, foi a vez de Manfredo Flöricke apresentar mais uma edição do bate papo náutico sobre: “A travessia do veleiro ‘Beneteau 54 - Only One’ da França para o Brasil”. Com um compilado de vídeos, Manfredo falou sobre a idealização do projeto, mostrando todos os preparativos do barco, tripulantes, além das belas imagens no velho continente. 

 

Os cruzeiristas puderam acompanhar boa parte da travessia do Only One, que ostentava a flâmula do VDS. Esta mesma foi especial, tanto na viagem quanto no jantar, pertencendo ao ex-Comodoro Manfred Flöricke, o Manfredão, a flâmula esteve presente na viagem pelo atlântico e, chegada ao Brasil, foi emoldurada, junto de trechos por onde o barco passou, e entregue por Manfredo ao Comodoro do VDS, Fred Roth, que agradeceu imensamente o presente em nome do clube.

Vinícius Magalhães, em tempo, ainda leu o relato de Flávio Porto sobre os momentos vividos na travessia junto de “Manfredinho", Flávio também foi um dos principais personagens do projeto e da travessia. Ao final desta conversa muito especial,  o ex-Mãe dos Cruzeiristas, Sr. José Távora, puxou um Hip Hip Hurra.

 

Sr. Távora também foi definido como o próximo cozinheiro do Jantar dos Cruzeiristas.