Caroline Boening e Priscila Novak estiveram presentes no curso de formação de treinadoras da CBVela! Confira
Na última semana, entre os dias 22 e 28 de agosto, aconteceram no Rio de Janeiro, os treinamentos práticos do curso de formação de treinadoras da CBVela. Esse projeto é uma iniciativa da CBVela, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro, com o objetivo de formar e qualificar treinadoras para atuar no alto rendimento.
O curso se iniciou no mês de maio, com mais de 50 inscritas e segue em atuação. Estão sendo oferecidas aulas online, mentorias e blocos de treinamento em água. Durante a semana passada, nossas representantes estiveram na Baía de Guanabara para colocar em prática os exercícios e procedimentos para um bom treinamento.
As turmas foram separadas em 2 grupos. O grupo A que teve a presença da Caroline Boening, supervisora da EVM e o grupo B teve a participação da Priscila Novak, instrutora da EVM. Foram 4 dias consecutivos de treinamento para cada grupo, onde foram realizadas dinâmicas de elaboração de exercícios práticos, aplicação dos exercícios, reflexões sobre desafios e potencialidades das sessões de treinamento utilizando 2 barcos da classe J24.
Alguns objetivos específicos abordados foram o aprimoramento da aplicação dos conhecimentos explorados nas aulas online; propiciar que as treinadoras desenvolvam competências de liderança, inovação, criatividade, versatilidade, ensino e comunicação nas práticas esportivas da modalidade; proporcionar momentos de reflexão sobre os desafios da prática de treinamento; desenvolver a troca de experiências entre as treinadoras, formando uma rede de apoio e contatos; facilitar que as treinadoras e atletas jovens convivam e naveguem com as atletas de alto rendimento, aumentando seu conhecimento técnico a partir de uma experiência baseada no fazer junto, entre outros.
Seguem as palavras da Caroline sobre a experiência:
“Foram dias excelentes de treinamento junto a mulheres maravilhosas e super talentosas do Brasil todo. Dividimos momentos de muita troca em terra e de muito conhecimento em água a bordo de tripulações formadas pelas treinadoras e por 2 atletas olímpicas (Gabriela Nicolino e Ana Barbachan).”
“Queremos muito agradecer à equipe técnica feminina da CBVela que idealizou e está concretizando esse projeto. Já estamos com saudades dos treinos e aguardando a próxima oportunidade para velejarmos juntas. A vela feminina está crescendo e o apoio no treinamento de alto rendimento também precisa crescer junto, e a realização de treinamentos como esse são essenciais para a valorização e qualificação de mais mulheres que atuam como técnicas.” Finaliza Caroline.