Nota de Falecimento: Cláudio Antônio Sperb Ruschel

 

É com grande pesar que o Veleiros do Sul informa o falecimento do Sr. Cláudio Ruschel, sócio, grande referência e personagem do mundo da vela e do VDS. Para muitos, foi a pessoa que serviu de porta de entrada para as regatas, levando o nome do Veleiros para múltiplas classes e campeonatos nacionais e internacionais!

 

Associado assíduo, velejador e incentivador da prática, o “Fratura”, como era conhecido, foi uma figura ímpar para o clube, sempre alegre, representativo nas muitas classes e campeonatos que participou, carregava consigo o espírito de fraternidade para seus familiares e para aqueles que puderam fazer parte de suas tripulações. Velejando com Bóris Ostergren, além de pioneiro na aquisição dos One Tonner e Multimar, Ruschel foi um ponto de referência e admiração para todos dentro do esporte.

 

“Sempre foi um grande incentivador do mundo da vela. Filhos, netos e até o genro. Minha primeira regata foi a Seival, a bordo do Surfer. Daí em diante, acho que pegou um pouco de confiança no candidato a genro e, sabiamente, ficava em casa, enquanto eu ia no lugar dele. Nessa época ganhei o apelido de “Especialista”, só corria Seival. Vai deixar saudades o ‘Fratura’.” Comenta Gustavo Gonçalves, genro de Cláudio. 

 

“Cláudio foi o comandante que mais velejei. Entre barcos de 30 a 40 pés, correndo inclusive uma Copa Del Rey em Palma de Maiorca, com um JOD 35, mais algumas ótimas e vencedoras temporadas de J24, foram muitas milhas juntos, por vários Estados e Países, sempre com aquele alto astral e alegria contagiante dele. Claudinho vai deixar saudade, mas também uma infindável coleção de histórias e alegres lembranças.” Diz André Gick.

 

“Uma grande perda para a comunidade náutica gaúcha. O Cláudio Ruschel representou a bandeira do Veleiros em diversas oportunidades ao longo de muitos anos, no Brasil e pelo mundo afora, sempre com muito entusiasmo e junto a sua família e amigos na tripulação. Nossos sinceros sentimentos à família, em especial à esposa Maria e aos filhos Rogério, Ronaldo e Claudia.” Disse o Comodoro do VDS, Frederico Roth.

 

Os ritos serão realizados na Sala 03 do Crematório Metropolitano, no dia 2 de setembro, das 15h às 18h.