VDS termina como um dos destaques do Circuito Rolex Circuito Atlántico Sur 2024. Saiba mais

 

  Fotos: @matias_capizzano

Está concluído o Circuito Rolex Circuito Atlántico Sur 2024 para a classe ORC, após uma semana de evento com regatas magníficas, a última sexta-feira (19) trouxe a disputa final do campeonato no qual o Veleiros do Sul fez uma atuação histórica. 

 

Desde o dia 13 de janeiro, o Circuito Rolex Circuito Atlántico Sur 2024 reuniu quase 50 barcos no ápice de suas performances para disputarem um dos mais tradicionais eventos da vela sul-americana. A edição contou com a Regata Buenos Aires - Punta del Este, o Circuito La Barra, quatro regatas barla-sota e a Vuelta Gorriti.

 

O Veleiros do Sul contou com dois representantes, que fizeram excelentes atuações e marcaram a edição de 2024 do campeonato, foram eles: o “Crioula 52”, de Eduardo Plass, e o “Índio/Woss Incorporadora”, de Cícero Hartmann.

 

 

“Crioula 52 - O mais rápido da história”  

 

No dia 14 de dezembro, às 4h13m44s, o “Crioula” fez história quebrando recorde da Regata Regata Buenos Aires - Punta del Este após 10 anos. O feito até então pertencia aos argentinos do “Lola”, com o tempo de 18h06m51s, mas o TP 52 brasileiro conseguiu bater a marca e estabeleceu o tempo de 16h13m44s como o novo recorde, quase duas horas mais rápido do que a antiga marca obtida no “Circuito Atlántico Sur Rolex Cup 2010”.

 

Com a previsão do tempo desfavorável na terça-feira (16) para as regatas barla-sota, foi dada a largada para a “La Barra”, com percurso de 22,44 milhas náuticas. O “Crioula” teve um grande dia, chegando em 1º entre na categoria ORC 1 e  fazendo o 3º lugar geral.

 

Na quarta-feira (17), foram iniciadas as regatas barla-sota, tendo ao todo quatro disputas para a classe ORC. Os barcos enfrentaram condições desafiadoras no primeiro dia de disputas, com ventos de até 19 nós, dos quadrantes leste e sudeste. Confira os resultados do “Crioula 52”:

 

R1: 4º Geral e 3º na ORC1

R2: 1º Geral e 1º na ORC1

R3: 10º Geral e 7º na ORC1

R4: UFD

 

Na Vuelta Gorriti, com suas 15,84 milhas, o barco gaúcho ficou com o 4º geral e o 4º lugar da ORC1. Com isso, ao fim do Circuito Rolex Circuito Atlántico Sur 2024, o “Crioula 52”, do comandante Eduardo Plass, ficou na 10ª posição geral e no 4º lugar da ORC 1, com 207,50 pontos.



“O mais novo ‘Índio/Woss’” 

 

Com um belo trabalho de manutenção e com novo patrocinador, o segundo representante do VDS no Circuito Rolex Circuito Atlántico Sur 2024 foi o “Índio/Woss Incorporadora”, do comandante Cícero Hartmann. Com os novos ajustes, a equipe fez bonito e também foi destaque brasileiro no evento.

 

Tendo recebido DNC na Regata Regata Buenos Aires - Punta del Este, a tripulação estreou o campeonato já no “Circuito La Barra”, com o 8º lugar geral e o 3º lugar da categoria ORC 3. A bom começo deu gás e nas regatas barla-sota o “Índio/Woss Incorporadora” foi impecável, vencendo todas as provas na ORC 3, com o 8º, o 11º, o 6º e 1º lugar como seus resultados gerais nas quatro disputas, respectivamente.

 

Fechando o campeonato, o novo “Índio/Woss Incorporadora” fez o 15º lugar geral e o 2º lugar da categoria, ficando com a 8ª colocação geral e a 2ª posição da ORC 3 do Circuito Rolex Circuito Atlántico Sur 2024.

 

Na sequência, entre os dias 20 e 22 de janeiro, será a vez da classe J70 participar do Circuito Rolex e, ao final desta etapa, teremos o início da Semana de Clássicos de Punta del Este, entre os dias 23 e 26 de janeiro, no centenário do YCPE.

 

 

Resultados completos