Semana de Clássicos de Punta del Este 2024: Confira como foi aparticipação do VDS através do “Madrugada”

Foto: @fabianobenedetti

 

A Semana de Clássico de Punta del Este de 2024 foi finalizada nesta sexta-feira (26), após quatro dias de grandes disputas reunindo 24 embarcações da Argentina, Uruguai e Brasil entre as categorias Clássicos, Vintages e Spirit of Tradition. Nesta última, o “Madrugada”, do comandante Niels Rump, representou o Veleiros do Sul e finalizou o evento na 4ª posição da categoria.

 

Foram quatro dias ensolarados e de bons ventos, favorecendo as regatas que começaram na terça-feira (23), com a largada única para o “Circuito La Barra”, de 16 milhas, que contou com ventos de entre leste e sudeste de 10 nós e chegando aos 19 durante o percurso. O “Madrugada” finalizou a prova na 5ª posição.

 

Na quarta-feira (24), os mais de 200 tripulantes participaram do “Circuito Solanas”, com largada em separado para os Spirit Of Tradition. As 23 milhas também foram coletadas em boas condições de tempo, com ventos de 17 nós, entre leste e sudeste, em mar aberto. O “Madrugada” ficou com a 4ª posição ao fim da regata.

 

Na quinta-feira (25), foi a fez dos barcos disputaram o “Circuito Play Mansa”, tendo 13.2 milhas e sendo realizado entre ventos de 15 a 17 nós, entre leste e sudeste. O “Madrugada” chegou na 4ª colocação mais uma vez. Para finalizar, nesta sexta-feira (26), a “Vuelta Gorriti”, com 11.6 milhas, aconteceu praticamente sobre as mesmas condições do penúltimo dia, tendo o barco do VDS na 5ª posição.

 

Foto: @fabianobenedetti

 

Com isso, o “Madrugada”, de Niels Rump, terminou a Semana de Clássicos de Punta del Este 2024 na 4ª colocação da categoria Spirit of Tradition. Em nome da tripulação, André Gick, trimmer de grande, conta como foi a participação e o desempenho do barco nesta edição de 2024:

 

“Tivemos uma Semana de Clássicos perfeita, com tempo bom e ventos excelentes. 

Competimos na categoria Spirit of Tradition, que engloba barcos de diversas épocas correndo sob a regra ORC, o que nos penalizou um pouco. Mas isto não tirou o ânimo da tripulação, que foi melhorando a cada dia. Ano que vem esperamos estar de novo por aqui, mas na nova e promissora categoria IOR Classic, regra para qual o Madrugada foi desenhado.”



Confira os resultados