4º Intercâmbio entre Escolas de Vela do VDS e YCPE foi concluído neste final de semana
No último domingo, os alunos e atletas da Escola Minuano e Flotilha Minuano do Veleiros do Sul, concluíram o 4º Intercâmbio entre Escolas de Vela com o Yacht Club Punta Del Este. Foram três dias de muito aprendizado e experiências únicas para os velejadores brasileiros e uruguaios.
Foi uma viagem com algumas famílias da escola e da flotilha, a maioria viajou junto em um ônibus exclusivo da nossa delegação e outras famílias foram em seus carros totalizando 45 pessoas envolvidas.Nossa equipe foi constituída pela Karina Geyer (Diretora de Vela Jovem ), Sandra Regina Santos da Silva (Team leader), Caroline Boening (Supervisora da EVM), Salvatore Kraemer Meneghini (técnico flotilha azul), Lais Gliesch Silva (instrutora), Georg Hillig Soldatelli (instrutor).
“No Uruguai fomos muito bem recebidos por toda organização do evento. As velejadas foram muito boas, encontramos várias condições nesses 3 dias. No primeiro dia foi chuva com vento fraco sem onda, no segundo dia de treino foi ensolarado e com vento médio com um pouco de onda (considerarmos a melhor velejada de todos), e no terceiro e último dia encontramos condições mais difíceis com mais vento e onda. Fizemos percursos juntos em água e, em alguns momentos, separamos nossos velejadores em treinos para os iniciantes e os mais experientes, o que possibilitou um excelente nível técnico para todos nossos velejadores.” descreve Caroline Boening.
A supervisora da EVM também falou sobre a estadia da equipe no Uruguai:
“Na parte da integração em terra, pudemos conhecer a famosa Casapueblo (ponto turístico de Punta), além de confraternização na sede da escola deles. Considero ter sido a etapa mais rica em aproveitamento e em qualidade das velejadas até agora! Estamos em sintonia com a equipe do YCPE e conseguimos trabalhar muito bem com eles nas atividades em água para melhorar o rendimento de todos. Foi uma experiência maravilhosa, muito rica! Tivemos a oportunidade de velejar com condições diferentes das que encontramos no Guaíba e isso com certeza vai fazer com que nossos pequenos guerreiros voltem ainda melhores!”
O instrutor da EVM, Georg Hillig Soldatelli, fez a seguinte avaliação do Intercâmbio finalizado no último domingo:
“O Intercâmbio para o Uruguai foi uma experiência muito enriquecedora para os nossos atletas e professores. Tivemos uma recepção incrível no Yacht Club Punta del Este, com treinos de altíssima qualidade e muitos materiais à nossa disposição.
Ter a oportunidade de velejar ao lado dos uruguaios em condições adversas às que estamos acostumados foi de extrema importância para a evolução dos nossos atletas. Acredito que eles retornarão para casa com outra postura, mais maduros e preparados para os próximos desafios.”
Laís Gliesch Silva, instrutora da EVM, também comentou sobre o saldo final do intercâmbio:
“Foram dias em que os nossos velejadores com certeza tiveram um salto de aprendizado, muitos velejaram pela primeira vez no mar e com ondas grandes. Foi uma aula de independência em barcos diferentes e uma rampa de saída ao lado dos leões marinhos de Punta. Agradeço a recepção incrível do Yacht Club de Punta Del Este e estaremos esperando vocês para o intercâmbio no Veleiros do Sul!”
O treinador da Flotilha de Estreantes, Salvatore Kraemer Meneghini, falou sobre a interação e sobre os treinos realizados pelos atletas nestes dias no Uruguai:
“A viagem de intercâmbio para Punta Del Este foi muito legal e produtiva para a flotilha. Fomos muito bem recebidos por toda equipe técnica, de apoio e velejadores Uruguaios. Conseguimos aproveitar muito os treinos em água, velejando todos dias em diversas condições de vento e com ondas grandes, agregando muito na parte técnica dos velejadores. Também participamos de atividades em terra com treinos físicos junto à flotilha local e confraternizações com os velejadores da EVM e do YCPE.”