Atualização dos trabalhos emergenciais no clube em 14/05/2024:
Nossa operação de emergência em função da cheia do Guaíba continua em vigor a partir do QG montado junto à rampa de acesso ao clube e portaria. Nos últimos dois dias praticamente encerramos os resgates de pessoas das áreas afetadas, após uma semana inteira de intenso trabalho na região das ilhas, Eldorado do Sul e Guaíba/Sans-Souci, em conexão com os pontos de recebimento e triagem do Gasômetro e Shopping Pontal.
Recentemente, alguns dos nossos botes tiveram que ser retirados da operação em função de danos recorrentes na parte inflável ou no conjunto mecânico de motores, direção, hélices, etc. Aproveitamos então para iniciar um rodízio de descanso dos nossos funcionários diretamente envolvidos na operação desde o início, para que recuperem suas energias e estejam a postos para o que ainda está por vir, especialmente com a nova subida do rio que agora ocorre acompanhada de temperaturas bem mais baixas.
Adicionalmente, implementamos um reforço de segurança na área da nossa marina à noite e estamos usando nossos alojamentos para acolher voluntários que estão vindo de outros lugares para ajudar na operação, como por exemplo foi feito com os amigos do Iate Clube de Santa Catarina e do Macuco Safari, de Foz do Iguaçu.
Continuamos atuando de forma coordenada com a Defesa Civil e autoridades, por exemplo em missões de desembarque de materiais e equipamentos dos navios da Marinha e traslados de medicamentos e itens essenciais da nossa base até as áreas atingidas, como insulina, kits diabetes, além de outros mantimentos. As operações de busca têm componente de risco pessoal envolvido e, da mesma forma como temos feito desde o início da mobilização, não queremos colocar nosso pessoal em situação de vulnerabilidade.
Dessa forma, não deveremos direcionar nossa atuação para demandas particulares ou que não sejam essenciais aos seres humanos afetados por toda essa tragédia, especialmente em áreas urbanas, que têm se mostrado inapropriadas para nossas embarcações. Este é o filtro que está sendo aplicado pela coordenação da operação a partir do clube, pedimos a compreensão de todos quanto a isso.
Atenciosamente,
A Comodoria