Clima de reencontro marcou a edição de julho do Jantar do Cruzeiristas. Confira

Clique na foto e confira o álbum completo

 

Na noite da última quarta-feira (3), tivemos o célebre retorno do Jantar dos Cruzeiristas, uma das tradições mais longevas do Veleiros do Sul. A noite contou com a presença de pouco mais de 30 pessoas, entre cruzeiristas e convidados no Bar Náutico.

 

Com um jantar muito sofisticado, que foi apreciado e aplaudido por todos, foi servido, por volta das 21h, o seguinte cardápio:

 

Entrada: Mousseline de duas batatas com camarões ao molho de ostra

 

Prato principal: Linguado regado na manteiga de limão siciliano e amêndoas laminadas, arroz thai jasmin e legumes refogados

 

 

Sobremesa: Mousse de gianduia com chantilly e calda de frutas vermelhas. Trilogia de mini doces do Diego Andino

 

Na sequência, o Mãe, Vinicius Magalhães, iniciou a sessão uma vez mais, lendo a ata do mês de abril de 2024, que contava os ocorridos da última reunião do grupo, que antecedeu a enchente. Ficou a cargo de Maria Denise Vargas de Amorim, a leitura da ata história de agosto de 1974, antes de começar a leitura, Maria fez um agradecimento aos presentes e explicou a “aventura” de preparar o cardápio em uma semana apenas, agradecendo o economato pela grande ajuda. 

 

O Mãe ressaltou que Maria Denise de fato foi à cozinha para contribuir no preparo do jantar, além de receber os doces diretamente das mãos de Diego Andino. A cozinheira, grata pelos elogios, também parabenizou o Veleiros do Sul pelo seu papel fundamental nos resgates das vítimas da enchente vivida em maio.

Brevemente, o Mãe relembrou que durante o triste período vivido, a Vela Jovem do VDS precisou seguir com seus treinos e assim fizeram, então foi dada uma salva de palmas para Karina Geyer, Diretora da Vela Jovem, presente no jantar. Na sequência, a palavra passou para o Vice-Comodoro Esportivo, Gustavo Geyer, que relembrou aos presentes os títulos conquistados pelo clube nos últimos meses. 

 

Antes de citar os títulos, o Vice-Esportivo também saudou o VDS pelo empenho em meio a enchente, o trabalho da Secretaria do Porto para manter os barcos seguros mesmo sem os moles foi elogiado por ele e, na parte esportiva, um grande agradecimento foi feito por Geyer ao Iate Clube de Santa Catarina, pelo suporte extraordinário aos atletas do VDS para que pudessem seguir com seus projetos e treinamentos, além das doações feitas pelo ICSC ao estado. 



Sobre os títulos, o Vice-Comodoro Esportivo citou a vaga já conquistada pela dupla do 29er, Heloisa Ruschel e Isabella Zorzi, para o Mundial da Juventude em Garda, na Itália, além de informar que Lucas Flores, mais um atleta da Vela Jovem do VDS, também foi convocado para disputar o Mundial na classe Nacra 15. Os mundiais de ILCA foram citados, com a atuação de Bruna Koch no campeonato de ILCA 4 já finalizado, e Thomas Potthoff e Ana Roth que estão competindo na classe ILCA 6 e na ILCA 7 até o dia 8 de junho em Portugal. Por fim, o título de vice-campeão mundial de Soling conquistado por Nelson Ilha, Manfredo Flöricke e Leonardo Mayrhofer foi lembrado, o campeonato aconteceu na Noruega e também contou com a tripulação de Kadu Bergenthal, Vilnei Goldmeier e Edgar Oppitz, campeões em 2023 que ficaram na 8ª posição em 2024.



O Mãe também comentou sobre a enchente e sobre o belo trabalho dos funcionários e voluntários do clube,  onde os marinheiros do VDS fizeram revezamento durante as noites para cuidar das amarras dos barcos e manter o patrimônio seguro. Gustavo Geyer, com a palavra, lembrou campanhas de sucesso como o Pix Solidário que ocorreu durante o período crítico da cheia, mas também elogiou a recente campanha feita por dois associados do clube, Daniel Oliveira e Demétrio Luis Guadagnin, que rifaram seu Hobie Cat 16, que coincidentemente, teve seu sorteio realizado na mesma noite do jantar, onde o valor de 36 mil reais foi repassado inteiramente ao clube por Daniel e Demétrio.

Com a palavra, Eduardo Ribas falou sobre a resiliência do clube, pela “vitória” após a enchente histórica devido a formação do clube ser de funcionário e de sócios comprometidos. Entre essas pessoas, uma acabou nos deixando no final de junho, o ex-Comodoro Astélio José Bloise dos Santos, uma figura que com suas obras fortaleceu o clube e, para sempre, será lembrado pelo seu carinho para com o Veleiros do Sul.

 

O Presidente do Conselho Deliberativo, Sr. Luiz Gustavo Tarragô de Oliveira, anunciou uma Reunião Ordinária para eleição de um novo presidente na próxima quinta-feira, e uma Reunião Extraordinária para alinhar Comodoria e Conselho sobre as obras no clube.

 

Olavo Torres, o Ministro do Chopp, convida os aniversariantes dos últimos dois meses desta reunião para pagarem a rodada de Nicolaska, na ocasião, Luiz Fernando Aires se pronunciou. 

 

Ribas, com a palavra novamente, citou que novos associados ingressaram no VDS e que as flotilhas estão aumentando. Também pediu uma salva de palmas para a Comodoria e ao Comodoro, Frederico Roth, pela gestão nesses meses difíceis que passamos e pela reconstrução do clube.

 

O Mãe, junto da memória de Astélio, registrou a partida de Pablo Miguel, grande companheiro dos churrasco de segunda e um Sócio Veterano participativo e apegado ao Veleiros do Sul.

 

Luciana Scarrone falou sobre Cruzeiro do Batom, postergado pela enchente, que ainda não há data certa para o evento, visto que a Ilha Chico Manoel ainda tem questões de segurança pendentes, principalmente os trapiches, e projetou a realização do evento assim que fosse seguro velejar para Chico, afim também de fazer uma campanha de limpeza e manutenção da Ilha.

 

Com a rodada de Nicolaska servida, o Ministro do Chopp liderou o Hip Hip Uha!

Gilberto Credidio foi eleito para próximo Cozinheiro. Nada mais a ser tratado, foi encerrada a reunião.