Fita Azul, vitória e liderança marcam a estreia do Veleiros do Sul na 51ª SIVI. Confira

 

A

Foto: Divulgação | Semana de Vela de Ilhabela

As primeiras disputas da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval foram concluídas entre o domingo (21) e esta segunda-feira (22), onde o Veleiros do Sul garantiu grandes resultados. A vitória na classe C30, a liderança nos Clássicos e Fita Azul na ORC foram algumas marcas do VDS neste início de campeonato.

 

A Toque-Toque por Boreste, com 23 milhas náuticas foi definida no detalhe na classe C30, o “Loyalty 06”, de Alex Leal, (VDS, ICRJ) venceu a regata por 10 segundos de diferença do “Relaxa”. A vitória veio há poucos metros da chegada, fechando 4h de regata, e aconteceu sob ventos calmos, relata Thiago Knippling:

 

“Contravento na largada e quase todo o canal (vento sul) e vento diminuindo quando saindo do canal, virando para sudeste e enfraquecendo. No contravento dentro canal a flotilha se dispersou, quatro barcos para São Sebastião outros dois para a ilha (esse lado os barcos saíram melhor),  nós ficamos marcando o pessoal mais para São Sebastião e no final do canal fomos mais pelo meio aproximando da ilha, e viemos próximos desses barcos num bordo direto até Toque-Toque.”

 

O VDS também teve a vitória dos Clássicos na Toque-Toque, com o “Vendetta” (VDS, RGYC, YCI), comandado por André Gick, terminando na liderança da classe e da categoria B no tempo corrigido,  após 7h34m de regata. Ainda nos Clássicos, o “Asteriscus” (ICS), que conta com Niels Rump a bordo, aparece na 6ª posição geral e no 2º lugar da categoria B.

 

“Largamos muito bem e nos posicionamos à frente de toda flotilha no início da regata, junto a Ilhabela. Cruzamos em uma hora boa o canal em direção ao continente, e seguimos liderando a flotilha. Ao sair do canal de São Sebastião o vento começou a baixar, como era o esperado e alguns barcos encostaram em nós. Montamos a Ilha de Toque-Toque com uma pequena vantagem e aí o vento parou total.” Comenta Gick.

 

“Conseguimos nos segurar bem, mas no fim fomos o terceiro barco dos Clássicos, e sétimo a cruzar a linha entre todas as classes. Um bom começo por aqui.” Finaliza o Comandante.

 

 

O “Crioula 52”, de Eduardo Plass, foi Fita Azul na Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, com 55 milhas e ventos fracos para os gigantes da ORC. O TP 52, atual bicampeão da SIVI, completou o percurso 9h49m, apesar de ser o primeiro a cruzar a linha, no tempo corrigido o representante do VDS ficou na 12ª posição geral e no 5º lugar da ORC R.

 

A 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval volta na terça-feira (23) com a Regata Mitsubishi Eduardo Souza Ramos, a partir de 12h para todas as classes.

 

Resultados:

C30

Clássicos

ORC