Campeonato Brasileiro de ORC e RGS foi realizado neste penúltimo dia da 51ª SIVI! Confira
Foto: Fabiano Benedetti
Integrando a programação da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, os Campeonatos Brasileiros de ORC e RGS foram realizados na tarde desta sexta-feira (26), com chancela da ABVO. O Veleiros do Sul faturou o título da RGS Clássicos e o vice-campeonato da classe ORC.
O quinto e penúltimo dia da 51ª SIVI foi marcado pela definição do Campeonato Brasileiro organizado pela Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, que rendeu mais títulos para o VDS. Líder dos Clássicos de ponta a ponta, o “Vendetta” (VDS, RGYC, YCI), comandado por André Gick, ficou com o 1º lugar do Brasileiro de RGS, com 95,3 pontos. Com Niels Rump na tripulação, o “Asteriscus” (ICS) ficou na 4ª posição, com 78,6 pontos.
"Mais um dia bom aqui em Ilhabela. Corremos duas regatas de percurso com vento sul de 10 a 12 knots. Fizemos um segundo e um terceiro que foi suficiente para conquistarmos o Brasileiro, seguimos na liderança. Amanhã vamos para o último dia bem focados e tranquilos para fazer mais uma boa regata." Comenta Gick.
O “Crioula 52”, de Eduardo Plass, que em 2023 foi o melhor representante do país no campeonato, destacado pelos argentinos do Katara e Sandokan, em 2024 ficou com o 2º lugar, com 49,8 pontos. Na tabela da SIVI, o TP 52 do VDS também subiu para a 2ª posição geral, com 1 ponto de diferença para o “+Bravíssimo”. Até aqui, foram sete regatas disputadas para Clássicos e ORC. A programação prevê 10 disputas, ficando para amanhã, sábado (27), as últimas três regatas do campeonato.
Duas disputas foram completadas para a classe C30 nesta sexta-feira. O “Loyalty 06”, de Alex Leal (VDS, ICRJ), somou duas vezes o 5º lugar, ficando isolado na 3ª posição, com 56,5 pontos. A primeira regata foi de percurso até a Laje dos Moleques, com vento rondando de 5 nós de sudeste, enquanto a segunda foi barla-sota com contravento de 16 nós. Ainda resta uma última regata para a C30 completar as 12 disputas programadas
Resultados: