Jantar dos Cruzeiristas de agosto contou com boa participação em noite chuvosa de inverno!
Dando sequência à tradição, o Jantar dos Cruzeiristas de agosto de 2024 contou com pouco mais de 40 pessoas, entre cruzeiristas e convidados, na noite da última quarta-feira (7).
O jantar foi servido por volta das 20h40, com o seguinte cardápio:
Entrada: mix folhas verdes com salmão assado temperado com sais de cristal
Prato principal: carré de cordeiro com molho especial e risoto de funghi
Sobremesa: Creme Brulée
Antes de dar início aos trabalhos, o Mãe Vinicius Magalhães, pediu ao Ministro do Chopp, Olavo Torres, para que arrecadasse as rodadas de Nikolaschka antes das leituras das atas. A noite, surpreendentemente contou com muitos pagantes devido aos eventos como:
Primeiramente o aniversário da Sra. Walquiria Flöricke, o novo mestre amador Renan Credidio, a reeleição do presidente do Conselho Deliberativo, o Sr. Luiz Gustavo Tarragô de Oliveira, e o vice-campeonato de Pedro Koch no Norte-Americano de Optimist.
Com isso, o Mãe iniciou a leitura da ata de julho de 2024, passando a leitura da ata histórica para o Cozinheiro da noite, Gilberto Credidio. Com a palavra, agradeceu aos presentes, aos cozinheiros Antônio Agnelo e Elaine, e ao grupo composto por seu filho Renan, junto Gabriel, Christian Neugebauer, entre outros, pela aquisição de uma embarcação para auxiliar nos resgates durante a enchente.
Na sequência, o Cozinheiro explicou o prato, que teve como inspiração as Olimpíadas de Paris 2024. O Mãe retoma a palavra e comenta sobre a importância de um quorum, assim como integrar novos participantes nos Cruzeiristas, bem como consta na ata de setembro de 1974 lida anteriormente.
Para anunciar os últimos títulos conquistado pelo VDS, o Vice-Comodoro Esportivo, Luiz Gustavo Geyer de Oliveira, comentou primeiramente sobre a volta das regatas no clube após a enchente, com as regatas de Hobie Cat 16 e o 27º Sul-Brasileiro de Soling, vencido pela tripulação de Kadu Bergenthal, Vilnei Goldmeier e Edgar Oppitz.
Ressaltou a participação da Vela Jovem no Mundial da Juventude, na Itália, com Lucas Flores no Nacra 15 e a dupla de 29er, Heloísa Ruschel e Isabella Zorzi, que seguiram para a Dinamarca para disputar o Mundial da classe. O vice-campeonato de Pedro Koch e a participação da Flotilha Minuano no Norte-Americano de Optimist foi aplaudida, além da participação do clube na 51ª Semana de Vela de Ilhabela, onde o “Vendetta”, comandado por André Gick, foi campeão Brasileiro BRA-RGS, além dos pódios do “Loyalty 06”, de Alex Leal, na C30 e do “Crioula”, de Eduardo Plass, na ORC e ORC Racer. Por fim, o Vice-Esportivo anunciou a chegada do 32ª Circuito Conesul, em 13 de setembro.
Sendo data próxima ao dia do aniversário do falecido Ex-Comodoro Manfred, a história do Bar Náutico e da famosa mesa redonda do Bar foi contada pelo Ministro do Chopp, Olavo Torres.
Em seguida, Christian Yanzer divulgou o próximo Velejaço Solidário da Barra do Ribeiro. A quarta edição acontece no dia 17 de agosto. Yanzer também comentou sobre as batimetrias no Guaíba, em que o Veleiros do Sul contará com o bote do Instituto Floresta, equipado para o trabalho de analisar o fundo do Guaíba após a enchente.
O prefeito da Ilha Chico Manoel, Sergio Mainieri, atualizou a ata de julho, confirmando a conclusão do trapiche, além do recolhimento do lixo de forma mais sustentável, e convidando os presentes para que frequentem a ilha novamente. Alguns trabalhos de manutenções ainda estão sendo realizados, mas a Chico Manoel já está disponível para uso.
Para a reunião de setembro, teremos as codornas com polenta do Tito Paludo, célebre prato dos Cruzeiristas. Ainda foram definidos os Cozinheiros de outubro, Carlo de Leo, e de novembro, Andrea Spöttl.
Com a palavra, Manoel Sousa, o Maneca, informou o grupo de que os participantes do churrasco das segundas estão ajudando a reformar a Vento Sul de forma independente, a fim de dar menos uma despesa para a Comodoria em meio às reformas que o clube passa após a enchente.
Nada mais a tratar, foi encerrada a reunião.