Equipe do VDS recupera bate-estacas do clube após a enchente. Confira

 

Após dias de trabalho intenso, a equipe do Porto e de Patrimônio do Veleiros do Sul conseguiu recuperar o bate-estacas do clube, afundado durante a cheia histórica de maio de 2024. O processo, que envolveu várias tentativas, foi finalmente concluído com sucesso nesta última semana e o equipamento agora passa por reparos.

 

Submerso devido a fortes ventos de oeste e ondas que passaram por cima dele, o bate-estacas, com peso estimado inicialmente entre 24 e 26 toneladas, foi alvo de três tentativas de recuperação com vedações, bombas e dragas. Contudo, somente após a contratação de um guindaste com capacidade para 120 toneladas, o equipamento pôde ser içado, em uma operação que durou 11 horas. O processo foi dificultado pelo fato de o bate-estacas estar fortemente preso no lodo, o que exigiu um aumento de pressão sobre a torre para soltá-lo.

 

Agora, o equipamento está localizado próximo ao ponto de abastecimento, onde passará por reparos. O motor já foi reativado e está em pleno funcionamento.

 

Sobre as estacas, o Veleiros do Sul informa que todas já foram repostas em seus devidos lugares. Para esse trabalho, o clube contou com o apoio do Clube dos Jangadeiros, que emprestou o seu bate-estacas, e do associado Mário Flores, que disponibilizou um caminhão para a operação de retirada do bate-estacas do VDS se caso o mesmo estivesse rachado, ao quais o Veleiros do Sul expressa seus agradecimentos.