Jantar dos Cruzeiristas contou com cardápio alemão na reta final de 2024!
Na noite da última quarta-feira (6), o Jantar dos Cruzeiristas do mês de outubro contou com 55 pessoas, entre cruzeiristas e convidados, para o penúltimo encontro do ano de 2024.
O Jantar alemão servido por volta das 20h40, preparado por Andrea Spottl, foi uma das atrações da noite, com os seguintes pratos:
Entrada:
Obazter (Creme de queijos) com pães de centeio de fermentação natural;
Prato principal:
Goulash de carne com spätzle, repolho roxo de maçã e salada de rabanete;
Sobremesa:
Apfelstrudel (strudel de maçã) com sorvete de baunilha.
Antes de começar os trabalhos, o Mãe, Vinícius Magalhães pediu uma salva de palmas em memória ao pai de Fernando Leke e a mãe de Ricardo Titoff, falecidos recentemente.
Começando os trabalhos, o Mãe leu a ata da última reunião, saudando a grande adesão ao jantar. Em seguida, foi passada a palavra para a Cozinheira Andrea, que leu a ata histórica de abril de 1975, seguida das descrições de cada prato, onde também pediu uma salva de palmas para a equipe da cozinha do Barcelos Gastronomia, bem como a ajuda do casal Denise e Aderbal no preparo. O Mãe deu os parabéns para a Cozinheira que de fato colocou a mão na massa e definiu o casal Borges, Caroline e Guilherme, para serem os Cozinheiros do Jantar AVEC de dezembro de 2024.
A palavra foi passada para o Comodoro, Frederico Roth, que também elogiou o empenho do preparo dos pratos por Andrea, além da grande presença feminina em mais uma edição do jantar. Seguindo, o Comodoro falou sobre as obras do clube, explicando que os trabalhos de manutenção seguem acontecendo, no momento o foco está na recuperação da área da piscina. O Comodoro também anunciou a construção das lojas na entrada do clube, resultado da parceria entre o Veleiros do Sul, Allcatrazes e Equinautic.
Na sequência, Fred leu os títulos conquistados pelo clube desde a reunião passada. Os grandes resultados nos estaduais de ILCA, 29er e 420, Soling, Hobie Cat 16 e Optimist, a conquista do 55º Circuito Rio pelo Crioula, de Renato Eduardo Plass, sem correr a Santos Rio, Philipp Grochtmann no ILCA 7 e Melissa Paradeda e Antônia Gick no 420 foram os títulos gerais do clube na Copa Brasil de Vela, além do título feminino de Uma Creixell no Optimist e o 3º lugar de Heloísa Ruschel Gonçalves e Isabella Zorzi na Semana de Vela de Buenos Aires.
Cristian Yanzer, Capitão da Flotilha de Cruzeiro do VDS, comentou sobre o sucesso do Javali na Chico, com ótimo velejo na ida e na volta, bem como a caça do Cylon que foi na medida para servir a todos.
Eduardo Ribas também falou sobre o evento, ressaltando as outras atividades realizadas no mesmo dia, como regatas, onde não houve problemas em nenhum dos eventos, deixando claro a habilidade e a força do Veleiros do Sul.
Manfredo Flöricke, com a palavra, sugeriu multar o Ministro do Chopp, Olavo Torres, pela ausência em um jantar de cardápio alemão. Depois parabenizou o Comodoro, Frederico Roth, pela medalha de Amigo da Marinha ofertada pela Marinha do Brasil, e aproveitando a presença de Nelson Ilha no evento, convidou-o para relatar como foi o Mundial de Soling de 2024.
Nelson falou sobre a logística de ida e aluguel de um barco na Europa, achando um barco no meio da Dinamarca para correr o Mundial em Hankø, na Noruega. Ilha também falou dos perrengues enfrentados, como as malas não terem chegado no aeroporto de Copenhagen, além da procura de local para passar a noite tendo em vista que estavam com uma caminhonete e um barco Soling no reboque.
Sobre as condições das regatas, Nelson explicou que pegaram a janela de verão na Noruega e que uma das dificuldades da Comissão de Regatas foi manter as boias (de GPS) no lugar em meio aos ventos de 30 nós. Falou sobre o 2º lugar geral conquistado neste Mundial, sendo que o húngaro Farkas Litkey foi tri campeão mundial em cima da tripulação de Nelson.
Com a palavra, o Comodoro estendeu a fala de Ribas, listando os sucessos do clube em sediar eventos sociais e esportivos, como o Conesul e Oktoberfest, e convidou os presentes para as comemorações de 90 anos do VDS em dezembro.
Felippe Kulpa informou que entre os dias 14 e 17 de novembro será realizado o Sul-Americano de Soling 2024.
Nada mais a tratar, foi encerrada a reunião