Jantar de março abre a temporada de encontros do grupo dos Cruzeiristas em 2025

 

Cerca de 40 pessoas estiveram presentes no primeiro Jantar dos Cruzeiristas de 2025, realizado na noite de quarta-feira, 15 de março. O encontro foi um sucesso, com os pratos escolhidos pelos Cozinheiros Cínthia e Felippe Kulpa, contando também com a presença da comodoria.

De antemão, o Mãe, Vinicius Magalhães, pediu um minuto de silêncio para o falecimento de saudosos membros, amigos e familiares ocorrido recentemente. Entre eles. o eterno membro dos Cruzeiristas, Tito Paludo. Prestada a homenagem, o Mãe registra que, em memória de Tito, as codornas preparadas por ele seguirão no cardápio dos Cruzeiristas.

Antes de abrir os trabalhos, o Ministro do Chopp, Olavo Torres, arrecadou espontaneamente as contribuições dos aniversariantes para a rodada de chopp/nikolascha. Ficou definido então que, serão os pagantes da noite, todos aqueles que fizeram aniversário no mês anterior ao jantar, além daqueles que encalharam ou conseguiram proezas cabíveis de punição.

Os cozinheiros prepararam o seguinte cardápio:

 

Couvert: 

Tapas (bruschettas) 

 

Entrada:

Gaspacho 

 

Prato principal:

Salada de rúcula com tomates secos e ricota

Arroz com amêndoas

Peixe escabeche

Batatas ao murro com crispy de bacon

Sobremesa:

Torta de queijo com calda de frutas vermelhas

 

O Mãe então realizou a primeira leitura de ata de 2025, que relatava os acontecimentos do último jantar AVEC, realizado em dezembro de 2024. Após a leitura, foi dado pelo Mãe, o reconhecimento pelo grande número de títulos conquistados pelas meninas e mulheres do VDS registrados naquele último encontro.

Dando sequência, Cínthia Kulpa fez a leitura da ata histórica de maio de 1975 e comentou sobre os pratos servidos, explicando a tendência espanhola dos mesmos. Também agradecendo a presença de todos, Felippe disse estar muito honrado em ser o cozinheiro do grupo, que celebra a tradição do Veleiros do Sul, agradecendo também o apoio da equipe do Barcelos Gastronomia.

O comodoro, Frederico Roth, com a palavra, comentou sobre os feitos do clube desde o último jantar. Salientando os múltiplos títulos no final de 2024, o início de 2025 também foi cheio de troféus para o VDS, sendo citados os títulos de:

Uma Creixell campeã feminina no Brasileiro de Optimist, Felipe Fraquelli campeão Brasileiro de ILCA 6, Ana Roth campeã feminina de ILCA 6, Antônia Gick e Melissa Paradeda (VDS/CDJ) campeãs feminina e geral no Brasileiro, Pedro Koch campeão e Miguel Koch em 3º lugar na Seletiva de Optimist, Pedro vai para o Mundial na Eslovênia, Miguel e Francisco vão para o Norte-Americano e Uma Creixell vaia para o Europeu de Optimist na Turquia. pedro Rosa campeão de ILCA 6 e Melissa e Tuca campeãs de 420 na 31ª Copa da Juventude, a Copa Amizade de Soling que foi vencida por Kadu, Edgar e Vilnei, e as belas atuações do Crioula na regata Buenos Aires - Punta del Este e no Circuito de Santa Catarina.

No final de semana que antecedeu o jantar, o clube esteve presente na 1ª edição do Elas na Vela, campeonato realizado pelos amigos do Iate Clube Guaíba, que impulsionou a participação feminina tanto nos monotipos quanto no oceano. O comodoro também aplaudiu a presença feminina no jantar, saudando a quebra da tradição que permitia uma vez apenas a presença das mulheres nos Cruzeiristas, o tal Jantar AVEC.

“Aos que se foram e aos que estão vivos, Hip Hip Hurra” disse o Ministro do Chopp após servida a rodada de chopp e nikolascha.

Luciana Scarrone, com a palavra, comentou sobre o evento realizado pelo ICG bem como a parceria e empenho de sócios do VDS neste evento, anunciado que teremos o Cruzeiro do Batom em 2025, ainda sem data definida. Convocados pelo Mãe, Luciana e José Luiz Barbieux serão os cozinheiros de abril.

Ricardo Tittof, o Macacão, falou sobre o Aulão da Escola de Vela Minuano, realizado no sábado (15), que foi um sucesso, com mais de 70 crianças e adolescentes velejando com os barcos da escola e de associados. No mesmo sábado, aconteceu o Sunset VDS que também foi sensacional, elogiado por sócios e convidados, e neste momento o comodoro aproveitou para dizer que o calendário social do clube promete mais festas ao longo de 2025.

 

Nada mais a declarar, foi encerrada a reunião.