1º Training Camp da CBVela para Desenvolvimento da Vela Feminina é concluído com sucesso no Veleiros do Sul


No último domingo (4), o Veleiros do Sul, em Porto Alegre (RS), sediou a conclusão do 1º Training Camp dedicado ao desenvolvimento de instrutoras e atletas femininas da classe ILCA. Ministrado pelo velejador olímpico Bruno Fontes e pela técnica Maria Hackerott, o evento integrou o Programa de Desenvolvimento Esportivo Feminino (PDEF) 2025 da CBVela e reuniu velejadoras de todo o Brasil durante quatro dias de imersão.

A clínica contou com a presença de nomes de destaque da vela nacional, como a olímpica Ana Barbachan (classe 470), a ex-atleta de alto rendimento Maria Cristina Boabaid (ILCA), Giovana Werutsky, Juliana Aguiar, Julia Vilas Boas e Bruna Martinelli (RS:X e iQFoil). Bruno Fontes destacou a importância do trabalho desenvolvido:

"A clínica tem sido uma excelente oportunidade para fortalecer a vela feminina. Mesmo com diferentes níveis entre as atletas, tem sido uma troca excelente de conteúdo, onde a gente tem trabalhado principalmente os fundamentos do barco, a necessidade da parte técnica, tática, física e mental."

O técnico ainda complementou sobre as condições do treinamento:

"Todos os aspectos ajudam cada velejadora a evoluir. E a gente tem tido sorte com as condições climáticas, que têm nos ajudado a praticar o que a teoria foi trabalhada, a prática trabalhada na sequência, somado ao trabalho diário de parte física. E, sendo uma maior interação entre as meninas, a clínica, na minha opinião, tem sido nota 11."

A vice-presidente da CBVela, Karina Geyer, celebrou a iniciativa como um marco para o esporte:

“Foi uma ótima iniciativa da CBVela para o desenvolvimento da Vela Feminina no Brasil, com velejadoras de várias localidades. Terminamos com a certeza de que demos um passo a mais na direção de novas conquistas para o Brasil.”

🔹Com avaliações positivas e o entusiasmo das participantes, o Training Camp reforçou o compromisso da CBVela com a igualdade de oportunidades e a excelência técnica no cenário nacional e internacional. A expectativa é que novas edições surjam para consolidar a base feminina do esporte.