Bacalhau do Maneca terá mês fixo no calendário do Jantar dos Cruzeiristas

O jantar dos Cruzeiristas foi bacalhau preparado pelo mestre bacalhoeiro Manoel Sousa, o Maneca; o prato, uma receita pessoal, foi tão apreciado pelos 28 participantes do encontro, que foi elevado de categoria e agora ganha data fixa no calendário do Grupo dos Cruzeiristas.

 Em rápida deliberação com o Mãe, Vinícius Magalhães, ficou acordado que o mês de julho será o do “Bacalhau do Maneca”, mas partir de 2019, a exemplo das codornas, do Tito Paludo, sempre em agosto. Além, do prato principal foi servida uma entrada de melão com presunto parma e sobremesa mil folhas de morango.      

 

A reunião do Grupo dos Cruzeiristas foi bem animada. À noite começou com uma degustação de vinhos argentinos promovida pela empresa Cantu Importadora. Os vinhos servidos agradaram o paladar por unanimidade.  Depois do bacalhau, o Mãe leu a ata de abril e o Maneca a ata histórica da reunião dos Cruzeiristas de julho de 1969.

Nos apartes o Comodoro Eduardo Ribas falou sobre a participação do Veleiros do Sul no Congresso da Fenaclubes 2018 em Campinas, no feriadão de 1º de maio, e destacou que o VDS ganhou uma placa de bronze por ter ficado pelo terceiro ano consecutivo entre os clubes Top 100 do Brasil, avaliação anual que a Federação faz num universo de mais de 30 mil clubes no país.

 O dirigente também falou sobre os eventos do Clube, como o I Torneio de Beach Tennis do VDS, que será no dia 12 de maio e neste fim de semana tem Aulão preparatório com instrutor no sábado e domingo na quadra de areia. E também dos Queijos e Vinhos no dia 30 de junho. O evento é uma parceria do clube e a loja Decathlon. Ribas ainda falou das participações dos velejadores do VDS nos eventos internacionais do Troféu Princesa Sofia e Semana de Hyères, nas classes 470 e Nacra17, o Optimist classificado para o Mundial com Erick Carpes, e a equipe da Vela Jovem no Brasileiro Interclubes da Juventude em andamento na Bahia.

O presidente do Conselho Deliberativo, Newton Aerts falou sobre a parada da Volvo Race em Itajaí, o impacto positivo no desenvolvimento da cidade e do setor náutico, salientando a Marina de Itajaí e o convênio com o Veleiros do Sul, e a visão progressista dos dirigentes locais. A Vila da Volvo recebeu a visita de muitos associados do VDS. Outros integrantes dos Cruzeiristas também manifestaram assuntos relativos ao Clube. O Cruzeirista Reneu Ries pagou uma rodada de chope e Nicolaska pelo seu aniversário ocorrido no dia 1º de maio. Foi convocado para cozinheiro do jantar de junho Marcos Grings.