Circuito Conesul de Vela encerrou com a vitória do VDS nas regatas longas

Após uma semana de muita disputa na água, o 27º Circuito Conesul de Vela de Oceano terminou neste domingo no Veleiros do Sul. As regatas de longas distâncias, o 48º Troféu Seival e a 29ª Regata Farroupilha, que tinham maior peso na competição. O tradicional Troféu Seival, a maior regata em água doce do Brasil, com 67.9 milhas de distância e percurso pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos, teve como vencedor o barco Loyalty, de Alexandre Leal, do Veleiros do Sul, que fez sua estreia em águas gaúchas. Além do título no tempo corrigido, o Loyalty também foi o vencedor da Taça Xodó – Bico de proa – por ter sido o primeiro a cruzar a linha de chegada, próxima a ilha das Pedras Brancas às 23h10m17s. "O fator principal da vitória foi ver esse espírito de equipe e o esforço de todos para deixar em casa o mais importante troféu da vela gaúcha. A longo da competição fomos crescendo e estou feliz de retornar ao clube com essa conquista", comentou o comandante Alexandre Leal. O Seival é disputado há 48 anos ininterruptamente e tornou-se a regata ícone da vela gaúcha. Nesta regata apenas participaram os barcos da ORC.

O último barco ao cruzar linha do Troféu Seival foi o Bravíssimo às 3h50m37s, bem no limite da entrada de uma tormenta em Porto Alegre com ventos que chegaram a 57 nós nas rajadas. A classe RGS competiu na Regata Farroupilha, 50.8 milhas, e teve como vencedor o barco Calafate, de Gustavo Bohrer, Veleiros do Sul, e a Microtonner 19, o Batucada, de João Eduardo Araújo (SAVA), ficou em primeiro lugar. As largadas das competições foram em frente a nova orla do Guaíba no sábado às 11h20min com vento sul em torno dos seis nós de intensidade, mas ao longo das regatas variou nas direções sul-sudeste- leste e de 6 a 17 nós.

O título na classe ORC Internacional do Circuito Conesul ficou com o barco Kamikaze XI, de Hilton Piccolo, do Clube dos Jangadeiros. Na classe RGS a vitória foi do barco Levado, de João Luís Sokolnick, Rio Grande Yacht Clube. Na classe IRC o título foi para o Caulimaran, de Emílio Strassburger, Clube dos Jangadeiros e o Batucada, de José Eduardo Araújo, SAVA, foi o campeão geral da classe Microtonner 19. No total, o Circuito teve seis regatas realizadas em quatro dias e participação de 41 barcos dos clubes de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande.

No final do domingo foi realizada a entrega de prêmios no salão social com a presença da comodoria do Veleiros do Sul, Eduardo Ribas, Gustavo Geyer, Diego Quevedo  e André Huyer e o presidente do Conselho Deliberativo Luiz Gustavo Tarrago de Oliveira, do comandante da Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA), Amaury Marcial Gomes Júnior, o Comodoro do Clube dos Jangadeiros Manuel A. Ruttkay Pereira e o diretor técnico da FEVERS, Carlos Henrique de Lorenzi.  

"A beleza e a magia do Circuito Conesul a cada ano nos orgulhacomo entidade organizadora. Esse anos com uma orla revitalizada conseguimos proporcionar a um grande número de espectadores a magia do nosso esporte" falou o Comodoro Ribas ao presentes. Ao fim da premiação também foi chamado o gerente esportivo do VDS Odécio Adam que em nome de toda a sua equipe da Comissão de Regatas foi parabenizado pela bravura no trabalho que, mesmo após a passagem de toda a flotilha que disputou as regatas, permaneceu em água durante o temporal desta madrugada enfrentando ventos que chegaram a 57 nós, retornando ao clube às 7h da manhã deste domingo.

VEJA TODAS AS FOTOS DA COMPETIÇÃO E DA PREMIAÇÃO AQUI!

Todos os resultados:

O 27º Circuito Conesul contou com o patrocínio do Banrisul e apoio Delta Yachts, Melnick Even e Porto Alegre Convention & Visitors Bureau e tem a supervisão da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), ABVO e FEVERS.

Patrocínio: