Spin assume liderança do Circuito Conesul, mas disputa está equilibrada. Neste sábado largam as regatas longas em frente a orla Moacyr Scliar

Mudanças na classificação e disputas pegadas na raia marcaram o terceiro dia do 28º Circuito Conesul de Vela nesta sexta-feira. O barco Spin, de Kadu Bergenthal, assumiu o primeiro posto na classe IRC, seguido pelo San Chico, de Francisco Freitas e em terceiro o Kamikaze XI de Augusto Moreira. Com os resultados de hoje, nas duas regatas realizadas de barlasota, a briga pelo título está muito parelha na pontuação entre os três primeiros colocados.

“Nós velejamos muito bem, trocamos de vela para obtermos melhor rendimento e funcionou tudo bem no barco. A tripulação é entrosada e sem esse fator nada acontece.  Nossa expectativa agora é com Seival, pois quem ganhar a regata longa leva também o título do Circuito”, comentou Kadu Bergenthal.   

Na classe BRA RGS, o Calafate, de Gustavo Bohrer (VDS) continua em primeiro lugar, seguido pelo Five Star, de Luís Fernando da Silveira (ICG). E na Microtonner 19 o Batucada, de José Eduardo Araújo assumiu o primeiro lugar na classificação e o Iris 1, de Bruno dos Santos, passou para o segundo, ambos do Sava e na J/24 o Good News, de Luciano Pohlmann (VDS) é o vencedor. SÚMULAS

28º Circuito Conesul 2019  

Nesta sexta o vento soprou forte com velocidade média de 15 nós e rajadas de até 22, deixando mais emocionante as regatas de barlasota. Na última regata houve uma batida entre os barcos Delirium e o Optimystic que levou a um protesto. No resultado do julgamento o Delirium ficou com DSQ.

Regatas longas do Circuito

Neste sábado (21) será a largada das regatas de longa distância que têm maior peso na competição: 49° Troféu Seival para as classes IRC e Bico de Proa Monocascos, cujo percurso é feito pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos na distância de 90 milhas, e ainda a 30ª Regata Farroupilha (classes BRA-RGS e Microtoner 19), de percurso menor, cerca de 40 milhas, e o 22º Velejaço Farroupilha (barcos de cruzeiro).

As largadas serão entre 10h30min e 11 horas em frente a orla Moacyr Scliar, próximo a Usina do Gasômetro. Haverá um desfile náutico dos barcos competidores e uma cerimônia cívica com hasteamento de bandeiras na abertura do evento. O público poderá acompanhar as largadas e o começo das regatas na Orla do Guaíba. Quem não puder ir até a orla poderá acompanhar a largada pela transmissão ao vivo no Facebook do Veleiros do Sul.   
O encerramento com a entrega de prêmios do Circuito Conesul de Vela será no domingo (22) às 17 horas no salão social do Veleiros do Sul.