CAMPEONATO ESTADUAL DA CLASSE OPTIMIST - 2011
CAMPEONATO ESTADUAL DA CLASSE OPTIMIST
12 a 15 de novembro de 2011
Porto Alegre -RS
AVISO DE REGATA
INSTRUÇÃO COMPLEMENTAR DE REGATAS
1. REGRAS
1.1 A regata será regida pelas ‘regras’, tais como definidas nas Regras de Regata à Vela da ISAF 2009/2012
1.2 O evento será disputado sobre as seguintes regras:
a) Regras e regulamentos da ABCO;
b) Pelas Instruções de Regatas da Fevers 2011,alteradas por este AR/ICR
1.3 Os barcos deverão obrigatoriamente exibir uma bandeira vermelha para protestar. Isto altera a Regra 61.1 (a) das RRV da ISAF 2009/2012. Um barco com intenção de protestar deverá informar a Comissão de Chegada a sua intenção, fornecendo o numeral do barco protestado.
1.4 O Apêndice P, “Punição imediata por infração a regra 42” das regras da ISAF 2009/2012 poderá ser aplicado neste evento, com a seguinte modificação: Não será aplicada a regra P2.3, substituída pela regra P2.2. a ser aplicada a qualquer protesto após o primeiro
1.5 As regatas serão realizadas pelo Clube dos Jangadeiros, com apoio do Clube Veleiros do Sul
1.6 As regatas serão navegadas na Baia da Pedra Redonda
1.6 As regras - sinal de retardamento RECON e 66 são alteradas para:
Sinal RECON, quando sinalizado em terra substitui-se “um minuto” por “não antes de decorridos sessenta minutos”.
Regra 66 – Acrescenta-se após a terceira sentença: “No último dia de regatas, um pedido de reabertura deve ser apresentado:
(a) até o final do prazo de protestos se a parte foi informada da decisão no dia anterior;
(b) não mais do que trinta minutos após a parte ter sido informada da decisão naquele dia.
Considera-se informada a parte com a publicação do resultado do protesto no quadro de avisos.”
2. AVISOS AOS COMPETIDORES
2.1 Serão afixados no quadro oficial de avisos localizado próximo à secretaria do evento.
3 PROPAGANDA
3.1 O Campeonato é classificado como evento da Categoria C, de acordo com o Regulamento 20 das RRV da ISAF 2009/2012.
4 ELEGIBILIDADE
4.2 O Campeonato será aberto a todos os barcos da classe Optimist nas categorias veterano e estreantes, que estiverem de acordo com o Regulamento Geral da ABCO.
4.3 Serão elegíveis os velejadores que estiverem com seu Certificado de Medição válido e que estiverem em dia com suas anuidades da ABCO e FEVERS.
5 INSCRIÇÃO
5.1 As inscrições serão recebidas nas Secretarias dos clubes filiados até às 11 horas do dia 12 de novembro de 2011, em formulário específico
6. ALTERAÇÃO NAS INSTRUÇÕES DE REGATA
6.1 Alterações serão afixadas antes das 10 h do dia em que entrarão em vigor, exceto aquelas no programa de regatas, afixadas até às 20h do dia anterior àquele em que terá efeito, no Quadro Oficial de Avisos, junto a Secretaria do campeonato
7. SINALIZAÇÃO EM TERRA
7.1 Será içada no mastro oficial do evento, localizado junto a Secretaria do evento.
8. PROGRAMAÇÃO
DATA |
HORÁRIO |
ATIVIDADE |
11/11/11 – sexta feira |
09:00 às 17:00 |
Inscrições |
12/11/11 – Sábado
|
09:00 h as 11:00 14:00 h
|
Encerramento das inscrições Regatas do dia
|
13/11/11 – Domingo |
14:00 h 17:00 h |
Regatas do dia Confraternização na rampa |
14/11/11 – Segunda Feira |
14:00 h
|
Regatas do dia
|
15/11/11 – Terça feira
|
11:00 h 15:00 h |
Regatas do dia Premiação |
8.1 O horário programado para o sinal de atenção da primeira regata de cada dia será às 14 h, exceto dia 15/11, 3ª feira que será as 11:00 h. Não serão dadas largadas após as 15h do dia 15/11.
8.2 Não serão corridas mais de três regatas por dia.
8.3 Os barcos deverão no Clube dos Jangadeiros, sede do evento,
9. BANDEIRA DE CLASSE
9.1 Será utilizada uma bandeira branca com o emblema da classe em preto para a classe veterano e para a classe estreante uma bandeira verde com o emblema da classe em preto
10 . PONTUAÇÃO
10.1 Será utilizado o sistema linear de pontuação (item A4 das RRV ISAF 2009/2012).
11 Classe Optimist Veterano
a) A série será constituída de 10 (dez) regatas, das quais 4 (quatro) regatas devem ser completadas para validar o campeonato.
b) Quando menos de 6 (seis) regatas tiverem sido completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações em cada regata.
c) Quando de 6 (seis) a 8 (oito) tiverem sido completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações, excluindo seu pior resultado.
d) Quando mais de 8 (oito) regatas, tiverem sido completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações na serie, excluindo-se seus 2 (dois) piores resultados.
12 Classe Optimist Estreante
a) A série será constituída de 08 (oito) regatas, das quais 3 (duas) regatas devem ser completadas para validar o campeonato.
b) Quando menos de 6 (seis) regatas tiverem sido completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações em cada regata.
c) Quando mais de 6 (seis) tiverem sido completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações, excluindo se seu pior resultado.
13. ÁREA DE REGATAS E PERCURSOS
13.1 A sede do evento será o Clube dos Jangadeiros, com as regatas realizadas na raia da Pedra Redonda.
13.2 Será utilizado preferencialmente o percurso trapezoidal da classe, Bandeira Whisky, e o alternativo o Barla-Sota. A opção pelo percurso barla sota será informada pela embarcação da Comissão de Regatas (CR) que sinalizará a partida com a bandeira “ DELTA, indicando no Quadro de Avisos colocado a boreste da CR o nº de pernas a ser navegado. Quando for usado o percurso barla sota será colocado junto a bóia de sotavento um gate, os barcos vindo da direção da ultima marca, deverão passar pelo gate e montar a bóia de bombordo por bombordo e a bóia de boreste por boreste.Junto a marca de barlavento será montado uma marca “offshore”, para o percurso barla sota, que deverá ser deixada por bombordo..
13.3 O Anexo 1 mostra os percursos, a ordem em que as marcas devem ser contornadas e o lado requerido para tal, ficando ângulos e tamanho das pernas a critério da CR.
14. MARCAS
14.1 As marcas de percurso serão bóias cilíndricas amarelas,e a marca de largada será uma bóia triangular lvermelha e a marca de chegada será uma bóia triangular amarela. As bóias para alterações de percursos serão cilíndricas amarelas com uma tarja preta. No percurso barla sota, quando houver alteração sinalização de percurso a sotavento, no gate, serão mantidas as bóias originais.
15. PARTIDA
15.2 A linha de partida será delimitada pelo barco da CR com uma bandeira laranja hasteada no mastro principal e uma bóia triangular vermelha , junto a esta bóia poderá estar o barco da CR 2 15.3 Um barco que parta depois de decorridos mais de 3 (três) minutos de seu sinal de partida será considerado DNS. (altera a regra A4).
16. CHAMADA GERAL
16.1 Conforme a regra 29.2, alterada pela inclusão deste procedimento auxiliar: “uma embarcação da CR expondo a 1ª substituta partirá da extremidade de bombordo da linha de partida, cruzando por barlavento os iates da bateria para qual foi dada a chamada geral.” Isto não substitui ou se sobrepõe à sinalização feita na embarcação principal que sinaliza a partida.
17. MUDANÇA DA PRÓXIMA PERNA DO PERCURSO
17.1. Para mudar a posição da marca da próxima perna de percurso, a CR poderá fundear uma nova marca (ou mover a linha de chegada) e remover a marca original tão logo quanto possível. Quando, em uma subseqüente mudança de percurso, uma nova marca é substituída, a marca original poderá ser utilizada.
17.2 Exceto num portão, os barcos deverão passar entre o barco da CR que sinaliza a mudança e a marca que está nas proximidades, deixando a marca por bombordo e o barco da CR por boreste (altera a regra 28.1).
18. CHEGADA
11.1 A linha de chegada será delimitada pelo barco da CR, com uma bandeira laranja hasteada no mastro principal e uma bóia triangular amarela colocada a bombordo da CR..
18.2 Quando em procedimento de chegada, a embarcação da CR manterá içada a bandeira “AZUL” . Caso tenha intenção de realizar outra regata em seguida manterá também içada a bandeira “DELTA” e os barcos devem se dirigir para a nova partida pelo caminho de retorno conforme o diagrama do Anexo I.
18.3Nas chegadas, será emitido sinal sonoro SOMENTE PARA O PRIMEIRO COLOCADO , para os demais sendo apenas anotada sua chegada.
19. SISTEMA DE PUNIÇÃO
19.2. No caso de barcos penalizados pela regra 30.3,(bandeira preta), após uma chamada geral, a CR informará em quadro colocado no costado de boreste os respectivos numerais dos barcos que infringiram a regra.
20. LIMITES DE TEMPO
20.1 O limite de tempo para o primeiro colocado completar o percurso será de noventa minutos.
20.2 Serão considerados DNF os barcos que não chegarem no prazo de vinte minutos após a chegada do primeiro colocado de sua bateria, (altera as regras 35 a A4).
21. PROTESTOS E PEDIDOS DE REPARAÇÃO
21.1 Os barcos não estarão isentos de apresentar a bandeira Bravo conforme a segunda sentença da regra 61.1(a). (altera a regra 61.1(a) (2)).
21.2 Um barco que tem a intenção de protestar deve expor a bandeira Bravo até que não esteja mais em regata e deve informar a CR qual barco está protestando imediatamente após chegar. (complementa a terceira sentença da regra 61.1(a)).
21.3 Formulários estarão disponíveis na secretaria e os protestos devem ser entregues dentro de sessenta minutos após a chegada em terra da embarcação principal da CR após as regatas do dia. Este mesmo prazo se aplica a protestos da CR ou CP sobre incidentes observados na área de regatas, aos pedidos de reparação e aos demais protestos da CR ou CP. (altera as regras 61.3 e 62.2). Não haverá taxas de protestos.
21.4 Avisos aos competidores serão afixados até trinta minutos depois de encerrado o prazo de protestos a fim de informá-los das audiências nas quais serão partes ou testemunhas. As audiências terão lugar na sala de protestos localizada em frente à secretaria do evento.
21.5 Uma lista dos barcos que atestarem ter cumprido punição por infração à regra 42 ou que foram desclassificados pela CP será afixada antes do término do prazo de protestos.
22 PREMIAÇÃO
22.1 Serão premiados 05 primeiros colocados na classificação geral (veteranos e estreantes) e os 2 primeiros colocados de cada categoria veteranos e estreantes, juvenil, infantil, mirim e feminino.
30. LIXO
30.1Os competidores não devem jogar lixo na água. Este deve ser depositado nos barcos de apoio, nos barcos da organização do evento e/ou esvaziado nas lixeiras do ICLI.
31. ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
32.1Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a regra 4, Decisão de Competir. A organização, patrocinadores e demais entidades envolvidas não aceitarão qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte, relacionados diretamente com a série de regatas, seus antecedentes, durante ou depois de completada.
ANEXO I