38º CAMPEONATO NORTE NORDESTE DA CLASSE OPTIMIST - SELETIVA 2011

22 a 27 de março de 2011

AVISO DE REGATA

1. AUTORIDADE ORGANIZADORA

Federação de esportes Náuticos do Estado da Bahia, Assossiação Brasileira da Classe Optimist e Confederação Brasileira de Vela e Motor

2. REGRAS

2.1 O Campeonato será disputado sob as regras da ISAF 2009/2012, Regras da IODA, Determinações da CBVM, Regulamento Geral da Associação Brasileira da Classe Optimist e Instruções de Regata.

2.2 Os barcos não serão eximidos de apresentar a bandeira vermelha, indicadora da intenção de protestar, alterando a regra 61.1 (a) da ISAF.

3. PROPAGANDA

3.1 Os barcos participantes poderão exibir propaganda, conforme Regulamento 20 das Regras da ISAF.

3.2 Os barcos poderão ter que exibir publicidade dos patrocinadores do evento, conforme determinado nas Instruções de Regata.

4. ELEGIBILIDADE E INSCRIÇÕES

4.1. O campeonato será aberto a todos os velejadores da classe optimist nas categorias veterano e estreante, que:

-

Estiverem de acordo com o regulamento 19 da ISAF;

-

Tenham ano de nascimento igual ou posterior a 1996;

-

Estejam em dia com a anuidade da ABCO 2011, verificado pela pagina da ABCO;

4.2. Até o dia 18 de março de 2011, os velejadores elegíveis deverão enviar à secretaria do

campeonato, por e-mail (

formulário de inscrição devidamente preenchido (anexo B), acompanhado de recibo de

depósito no valor indicado no item 3.4, no banco Bradesco (237), agência 3551-3,

conta corrente 023100-2, em nome da Feneb, CNPJ nº 06.887.358-0001/64.

4.3. Do dia 19 ao dia 23 de março de 2011 às 11:00 horas, serão aceitas inscrições

somente na secretaria do campeonato, mediante o pagamento da taxa de inscrição no

valor indicado no item 3.4 (em dinheiro ou cheque).

4.4. Até o dia 07 de março será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 100,00. De 08 a

23 de março, será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 200,00.

4.5. Os seguintes documentos serão necessários para confirmação da inscrição:

Possuam certificado de medição válido, verificado pela página da ABCO.seletivaop2011@feneb.org.br) ou fax (71 3327 1099) o

 

- Cópia do RG ou da Certidão de Nascimento;

-

Assinatura do Termo de Responsabilidade pelo pai ou responsável (Anexo A);

- companhia e número do associado).

Seguro saúde. (Não é obrigatório. Solicitamos que aqueles que o possuam informem

4. PROGRAMAÇÃO

DATA

HORA ATIVIDADE

22/03 – 3ª feira 09:00 às 18:00 Recepção, inscrições e medição

23/03 – 4ª feira

9:00 às 11:00

10:00

10:30

13:00

Recepção, inscrições e medição

Reunião de Técnicos

Abertura

Regatas

24/03 – 5ª feira 10:00

12:00

Reunião de Técnicos

Regatas

25/03 – 6ª feira 10:00

12:00

Reunião de Técnicos

Regatas

26/03 – Sábado 10:00

12:00

19:30

Reunião de Técnicos

Regatas

Premiação

27/03 – Domingo - Dia Reserva

4.1. No dia 27/03 nenhum sinal de partida será dado após as 15:00 horas.

4.2. Número de Regatas.

CATEGORIA NUMERO DE REGATAS REGATAS POR DIA

Veteranos 12 3

Estreantes 8 2

4.3. Poderá ser realizada uma regata a mais por dia, do que o previsto no item 4.2, desde que a série não fique adiantada mais do que uma regata.

4.4. O dia 27/03 somente será utilizado caso seja necessária a realização de regatas para validar o campeonato.

5. MEDIÇÕES

5.1 Cada barco deve ter seu certificado de medição válido, que consta na página da ABCO. Além disso, haverá medição antes do evento da mastreação, vela, leme, bolina e casco além de vistoria dos itens de segurança;

5.2 Durante o evento poderá haver inspeção de medição dos itens da regra da classe dentro d’água. Deve-se estar atento a todos os itens, pois serão rigorosamente verificados;

5.3 Cada item de medição e segurança inspecionado e que não estiver de acordo com as regras será punido com 5 pontos, não cumulativo por regata A4;

5.4 Competidores poderão somente usar um casco, uma bolina, um leme (com cana e extensão), um mastro, uma retranca, uma espicha e uma vela durante o campeonato.

Essas partes do equipamento serão medidas conforme os regulamentos de medição, e aprovados de forma a estar de acordo com as Regras da Classe e do Comitê de

Medição;

5.5 A substituição de um equipamento danificado poderá ser feito desde que:

, isso altera as regras 35 e

-

O equipamento danificado tenha sido checado pelo Comitê de Medição.

O equipamento substituído seja apresentado para medição ao Comitê de Medição

5.6 Competidores somente poderão participar do campeonato em barcos corretamente

registrados no seu país de origem devendo usar o numeral da vela correspondente

àquela embarcação. Excetuam-se a essa disposição os competidores que

comprovadamente usarem barcos alugados e deverão usar o seu numeral oficial.

Tal substituição deverá ser aprovada pela Comissão de Regatas.

6. INSTRUÇÕES DE REGATA

6.1. Estarão à disposição dos competidores na Secretaria do Campeonato, a partir do dia 22/03 e serão entregues no momento da confirmação da inscrição.

7. LOCAL DAS REGATAS

7.1. O evento terá como sede a Marina de Itaparica.

7.2. As regatas serão disputadas nas proximidades da Ponta Norte da Ilha de Itaparica, em águas interiores da Baía de Todos os Santos.

8. PERCURSOS

8.1. Será utilizado o percurso trapezoidal utilizado pela classe Optimist.

9. PONTUAÇÃO

9.1 É necessário que 05 (cinco) regatas sejam completadas para que se constitua a série dos veteranos e 03 (três) regatas no caso dos estreantes;

9.2 Quando menos de 06 regatas forem completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações em cada regata

9.3 Quando de 6 a 10 regatas forem completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações em cada regata descartando o pior resultado.

9.4 Quando 11 ou 12 regatas forem completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações em cada regata, descartando os seus dois piores resultados.

9.5 Em caso de que os velejadores inscritos ultrapassem o numero de 80, a flotilha será dividida em 04 grupos, de acordo com Regulamento Geral da ABCO, item 6.3, Cap. III, que competirão entre si dois a dois em sistema de baterias.

10. SEGURANÇA

10.1 Todos os barcos deverão ter a bordo um remo com superfície mínima de 0,025m2 preso ao barco com um cabo, e todo competidor deverá ter um apito amarrado ao salva-vidas.

10.2 Sempre que estiver na água o competidor deverá usar equipamento de flutuação pessoal. Uma roupa de borracha ou impermeável não é um equipamento de flutuação pessoal. Se o equipamento de flutuação pessoal é de um tipo de inflar, sempre que estiver na água este deve estar totalmente inflado. Isso altera a Regra de Regata à Vela 40.

11. BARCOS DE APOIO

11.1 Todos os barcos de apoio deverão se inscrever na secretaria do evento.

12. LOCAL DE PERMANÊNCIA

12.1 Os barcos deverão ser guardados nos locais a eles designados na Marina de Itaparica.

13. PREMIAÇÃO

13.1 Serão premiados os 10 primeiros colocados na classificação geral veteranos, os 05 primeiros colocados na classificação geral estreantes e os 03 primeiros de cada categoria (Feminino, Mirin, Infantil e Juvenil).

14. BANDEIRAS DOS ESTADOS

14.1 Cada delegação deverá trazer a bandeira do seu estado.

15. ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

15.1 Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a regra 04, decisão de competir. A Autoridade Organizadora não aceitará qualquer  responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte relacionados diretamente com a série de regatas e seus antecedentes, durante ou depois de completado o evento.

16. INFORMAÇÕES

Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia – FENEB

Av. da França, S/N, Terminal Náutico de Salvador, Comércio, Salvador-Bahia.

Telefax: (71) 3327 1099

e-mail: www.feneb.blogspot.com

seletivaop2011@feneb.org.br

Coordenador Técnico: Luis Eduardo Pato

Tel: 71 8129 7801

e-mail:

seletivaop2011@feneb.org.br