XIX CIRCUITO CONESUL DE VELA DE OCEANO - 2010

XIX Circuito Conesul de Vela de Oceano

Veleiros do Sul, Porto Alegre, RS, de 11 a 20 de setembro de 2010

Patrocínio:

Unifertil www.unifertil.com.br

Apoio:

Delta Yachts

Equinautic

AVISO DE REGATA

1.         AUTORIDADE ORGANIZADORA

1.1       Veleiros do Sul Sociedade Náutica Desportiva.

2.         LOCAL

2.1       Veleiros do Sul - Av. Guaíba, 2941 - Porto Alegre, RS - Brasil

3.         CLASSES

3.1       ORC INTERNACIONAL

3.2       RGS (Divisões A e B)

3.3       J24

3.4       Bico de proa monocascos – Apenas para a 40ª Regata Seival.

4.                               INSCRIÇÕES

4.1       Serão aceitas inscrições até as 11:00hs do dia 11/09/2010 mediante pagamento da taxa de inscrição conforme abaixo:

4.2       Taxas de Inscrição por tripulante:

- Inscrições recebidas até 30 de agosto de 2010  – R$ 25,00

- Inscrições recebidas de 31 de agosto até 11 de setembro de 2010  – R$ 40,00

5.                               ELEGIBILIDADE

Os requisitos de elegibilidade para os iates são os seguintes:

5.1       Classe ORC INTERNACIONAL - Possuir Certificado de Medição com Folha 02 válido e estar em dia com as anuidades da ABVO e da FEVERS 2010.

5.2       Classe RGS - Possuir Certificado de Medição RGS 2010 válido e estar em dia com a anuidades da FEVERS 2010.

5.3       Classe J24 – estar em dia com as anuidades da FEVERS 2010.

5.4       Classe Bico de Proa Monocascos – Estar em dia com a anuidade da FEVERS 2010.

5.5       A regra 75 e o Regulamento 19 das RRV da ISAF estarão em vigor.

5.6       Cada barco participante deverá ter a bordo, no mínimo, um velejador habilitado pela Marinha do Brasil, o qual deverá apresentar cópia do documento da habilitação no ato da inscrição.

6          REGRAS

6.1       Serão utilizadas as regras da ISAF 2009/2012, Special Regulations do ORC em vigor, Categoria IV, regras das Classes ORC INTERNACIONAL, RGS e J24, as instruções de regata e o aviso de regata.

6.2       Os barcos estarão sujeitos a inspeção em qualquer momento durante uma regata.

7.                  CATEGORIA DO EVENTO

7.1       A Regata é classificada como um evento da categoria “C”, de acordo com o Regulamento 20 das RRV da ISAF.

7.2       A Comissão Organizadora reserva-se o direito de exigir que os iates participantes usem o adesivo do patrocinador do evento em ambos os bordos nos primeiros 25% do costado do barco, de acordo com o Apêndice 1 Regulamento 20 das RRV da ISAF.

8.                  PROGRAMA

8.1       Programação de Regatas

Data

Dia Semana

Hora

Atividade

10/09/2010

6ª Feira

9h-20h

 

20h

Inscrições para todas as classes e pesagens tripulantes ORCI e J24

Coquetel de abertura

11/09/2010

Sábado

9h- 11h

 

 

13h

 

Após regatas

Inscrições para todas as classes e pesagens tripulantes ORCI e J24

Regata de percurso médio para as classes ORC I, J24 e RGS

Confraternização com premiação simbólica das regatas do dia ao primeiro colocado de cada classe.

12/09/2010

Domingo

13h

 

Após regatas

2 Regatas barla sota para as classes ORC I, J24 e RGS

 

Barco da cerveja na varanda do Veleiros do Sul com premiação simbólica das regatas do dia ao primeiro colocado de cada classe.

18/09/2010

Sábado

13h

 

Após regatas

2 Regatas barla sota para as classes ORC I, J24 e RGS

 

Barco da cerveja na varanda do Veleiros do Sul com premiação simbólica das regatas do dia ao primeiro colocado de cada classe.

19/09/2010

Domingo

11h

40ª Regata Troféu Seival: ORC I e Bico de Proa monocascos

21ª Regata Farroupilha: RGS

13º Velejaço Farroupilha: Cruzeiro

20/09/2010

2ª Feira

17h

Cerimônia de entrega de prêmios e encerramento

8.2       6 regatas estão programadas para as classes ORCI e RGS e 5 regatas estão programadas para a Classe J24. Para a Classe Bico de proa monocascos está programada somente a Regata Longa Seival.

8.3       Quando estiverem programadas regatas barla sota, uma regata extra por dia pode ser navegada, desde que uma regata não se torne uma antecipação do programa.

9.         SISTEMA DE PONTUAÇÃO

9.1       Será aplicado o Sistema Linear de Pontuação do Apêndice A das RRV da ISAF.

9.2.      Pelo menos uma regata deve ser completada para constituir uma série.

9.3       Quando menos de cinco regatas forem completadas, a pontuação do barco na série será o total das suas pontuações nas regatas. Quando cinco ou mais regatas tiverem sido navegadas, a pontuação do barco na série será o total de suas pontuações nas regatas excluindo sua pior pontuação. Isso modifica o Apêndice A.

10.       INSTRUÇÕES DE REGATA

10.1     Estarão à disposição dos competidores na secretaria do campeonato no momento da confirmação da inscrição nos dias 10 e 11 de setembro de 2010.

11.       PERCURSOS

11.1     Estarão anexos às instruções de regatas.

12.       SISTEMAS DE PENALIZAÇÃO
12.1     A Regra 64.1 será alterada nas Instruções de Regata para permitir sanções que não a desclassificação por quebra de alguns dos itens de inspeção, a critério da Comissão de protestos.

 

13.       ANCORADOURO E RETIRADA DOS BARCOS DA ÁGUA

13.1     O Clube terá local abrigado para atracação dos barcos da classe ORCI que deverão permanecer no trapiche indicado pela organização, durante o evento.

13.2     Os barcos das Classes ORCI e RGS não devem ser retirados da água durante o campeonato, exceto com e de acordo com os termos de autorização prévia por escrito da Comissão de Regata/Júri.

13.3     Os barcos da Classe J24 poderão ser retirados da água no período após as regatas do dia 12 de setembro até 2h antes das regatas do dia 18 de setembro de 2010.

 

14.       PREMIAÇÃO

            Serão agraciados com prêmios os competidores que se classificarem conforme abaixo:

 

14.1     Premiação simbólica por regata (exceto Regatas Seival e Farroupilha)

CLASSE ORC INTERNACIONAL

1º lugar geral

CLASSE J24

1º lugar geral

CLASSE RGS

1º lugar geral

 


 

14.2.1    Premiação do Circuito Conesul

CLASSE ORC INTERNACIONAL

1º, 2º e 3º lugares geral

CLASSE J24

1º, 2º e 3º lugares geral

CLASSE RGS

1º, 2º e 3º lugares geral

1º Divisão A

1º Divisão B

 

14.3     Premiação da 40ª Regata Troféu Seival

ORCI

Fita Azul Troféu Transitório Barco Xodó

Troféu Transitório Seival

1º, 2º e 3º lugares geral

Bico de Proa monocascos

Fita Azul

 

14.4     Premiação da 21ª Regata Troféu Farroupilha

RGS

1º, 2º e 3º lugares geral

14.5 – Sorteio de brindes

Durante o evento poderão ser sorteados brindes aos velejadores oferecidos pelas empresas apoiadoras do evento.

15.       HOSPEDAGEM

15.1     Alojamento Marinheiro

O Veleiros do Sul oferece alojamento marinheiro gratuito na sede do clube, para 50 (cinqüenta) participantes de fora de Porto Alegre. É necessário trazer roupas de cama e solicitar reserva pelo Fax (051)3265.1717 ou email: esportiva@vds.com.br  ou http://www.vds.com.br  até o dia 05/09/2010.

 16.       INFORMAÇÕES

16.1     Veleiros do Sul - Av. Guaíba, 2941 Bairro Assunção - CEP 91900-420 – Porto Alegre, RS

Fone:                               +55 51 3265-1733                 ou 3265.1717 Email: esportiva@vds.com.br  ou www.vds.com.br

17.       ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

17.1     Os competidores participam do campeonato inteiramente por sua conta e risco. Veja a regra 4, Decisão de Competir. A Autoridade organizadora não aceitará qualquer responsabilidade por danos materiais, danos pessoais ou morte, antes, durante ou depois da regata.

ANEXO "1"

SPECIAL REGULATIONS MODIFICADA

 CONDIÇÕES DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

Resumo do regulamento especial referente aos padrões mínimos dos equipamentos e das acomodações a bordo.

Para fins de definição dos equipamentos de segurança exigidos, a CR determina que as regatas serão categoria 4, conforme os itens abaixo:

1.1          Todos os equipamentos são obrigatórios para todos os barcos competidores (com exceção da Classe J24) e durante todos os dias da competição:11, 12, 18, 19 e 20 de setembro de 2010.

1.2       Todo o equipamento a bordo de todos os veleiros competidores, deve funcionar corretamente, estar com sua manutenção em dia, ser de pronto e fácil acesso, e ser do tipo, tamanho e capacidades apropriados ao tamanho do barco e a sua finalidade.

1.3       Todas as aberturas do casco abaixo da linha d´água (exceto os drenos do cockpit, orifícios do odômetro, do ecobatímetro e similares), devem ter métodos de fechamento, tampões de madeira macia afinada e de tamanho adequado, devem estar disponíveis nas proximidades destas aberturas.

1.4       Sapata de apoio do mastro: deve ser afixada seguramente ao pé do mastro.

1.5       Balaustrada, púlpitos, postes e linhas de vida: os cabos de aço devem estar esticados e ser como abaixo descritos:

Altura do Balaústre, aberturas verticais, e n° de balaústres (3.14.5 – Tabela 7)

COMPRIMENTO (LOA) < 8,5 m (ou 28 pés)

Idade do Casco < Jan 1992

Requisitos Mínimos: Cabo tesado simples em altura não inferior a 450mm (18 pol) acima do convés, nenhuma abertura vertical poderá ser > que 560mm (22pol)

Idade do Casco > = Jan 1992

Requisitos Mínimos: Como acima, exceto quando um cabo intermediário existe; nenhuma abertura vertical poderá exceder 380mm (15 pol)

COMPRIMENTO (LOA) > = 8,5 m (28 pés)

Idade do Casco < Jan 1993

Requisitos Mínimso: Balaústre duplo c/cabo superior a uma altura não inferior a 600mm (24 pol) acima do convés; nenhuma abertura vertical poderá exceder 560mm (22 pol)

Idade do Casco > = Jan 1993

Requisitos Mínimos: Como acima, exceto que nenhuma abertura vertical poderá exceder 380mm (15 pol)

COMPRIMENTO (LOA) TODOS

Idade do Casco - Qualquer idade

Requisitos Mínimos: Em barcos com cabos intermediários, estes deverão estar no mínimo a 230mm (9 pol) acima do convés.

ESPECIFICAÇÕES DOS CABOS DE AÇO (3.14.6 – Tabela 8)

COMPRIMENTO (LOA) < 8,5 m (28 pés)

Diâmetro do cabo de aço 3 mm ( 1/8 pol)

 COMPRIMENTO (LOA) 8,5 m (28 pés) a 13 m (43 pés)

Diâmetro do cabo de aço 4 mm (5/32 pol)

 COMPRIMENTO (LOA) > 13 m (43 pés)

Diâmetro do cabo de aço 5 mm ( 3/16 pol)

 1.6       Os cockpits devem ter instalados na popa cabos de linhas de vida, semelhantes aos acima exigidos, conforme os tamanhos dos barcos acima descritos, permanentemente instalados (quando em regata/navegando). Um estropo de cabo sintético poderá ser usado para preencher as linhas de vida.

1.7       Os vasos sanitários devem estar firmemente instalados, ou o balde sanitário devidamente encaixado.

1.8       Os beliches devem estar permanentemente instalados, de maneira firme.

1.9       As instalações de cozinha devem estar apropriadas ao seu uso com segurança.

1.10      Nenhuma bomba de porão deverá descarregar no cockpit, à popa, a menos que ele seja aberto ao mar também na popa.

1.11      Luzes de navegação, conforme RIPEAM 72, com lâmpadas sobressalentes, devendo ser sempre usadas à noite ou de dia em caso de cerração (Tabela 11).

            LOA <12m: potência da lâmpada 10W

            LOA >= 12m: potência da Lâmpada 25W

1.12      Os mastros devem ter no mínimo 2 (duas) adriças capazes de içar uma vela.

1.13.     Devem existir meios adequados para desconectar ou cortar o estaiamento do barco, caso necessário.

1.14.     O barco deverá possuir motor de propulsão eletro-mecânica, de porte adequado ao barco e em condições de uso.

1.15      A tripulação deve estar sempre ciente dos métodos alternativos de governar o barco, em qualquer condição de mar e tempo, inclusive no caso de avaria do leme, bem como dos procedimentos de segurança e salvatagem.

1.16      Para a Classe ORC INTL os equipamentos devem estar localizados conforme estabelecidos nas respectivas Folhas 2.

 ANEXO 2. LISTA DE EQUIPAMENTOS, MATERIAIS E DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

 2.1       Pelo menos 2 (dois) extintores facilmente acessíveis e localizados em local seguro.

2.2       Uma bomba de porão manual. No caso de alavanca removível, deverá possuir um fiel (dispositivo capaz de impedir perda acidental).

2.3       Um balde de pelo menos 9 litros de capacidade, com um cabo fiel preso á sua alça.

2.4       Âncora(s) e cabo(s) de amarra firmemente preso(s), no local indicado na Folha 02 (p/veleiros ORC INTL e CLUB), ou em local apropriado para outras Classes. Recomenda-se pelo menos 2 âncoras, adequadas ao porte do barco, e pelo menos 1 cabo específico de ancoragem de no mínimo 25 metros.

2.5       Lanterna elétrica(2x) resistente á água, com baterias e lâmpadas sobressalentes, sendo pelo menos uma de alta potência.

2.6       Estojo de Primeiros Socorros compatível com o número  de tripulantes.

2.7       Buzina de cerração.

2.8       Válvulas de bloqueio em todos os tanques de combustível.

2.9       Agulha magnética adequadamente instalada, com funcionamento independente de qualquer suprimento de energia.

2.10      Agulha de reserva.

2.11      Transceptor-rádio VHF, com capacidade de recepção e transmissão nos canais 16, 22, 67, 68, 69 e 74, recepção dos Boletins Meteorológicos.

2.12      Pelo menos 1 (um) receptor GPS funcionando, com pilhas/bateria reserva.

2.13      Pelo menos 3 manilhas

2.14      1 chave de fenda

2.15      1 alicate universal

2.16      Pelo menos 1 colete salva-vidas para cada pessoa a bordo, sendo ela tripulante ou passageiro, com tamanho adequado e no prazo de validade.

2.17      Pelo menos 1 (uma) bóia circular ou em ferradura, com lanterna a prova d´água, localizada externamente no cockpit, à popa, sempre ao alcance do timoneiro, e sempre pronta para uso imediato.

2.18      Cabo de retinida, com comprimento mínimo de 16 metros, pronto e facilmente acessível no cockpit.

2.19      1 (um) defletor de radar.

2.20      5 (cinco) litros de água potável, em recipiente exclusivo e separado para uso em emergência

2.21      Pirotécnicos:

01 Kit da Norman 3, 2 foguetes manuais estrela-vermelha com pára-quedas,  2 fachos manuais com luz vermelha, e 2 sinais fumígenos flutuantes laranja.

2.22      1 (uma) faca de acesso fácil, sempre disponível no cockpit.

2.23      Storm-Sail (vela de tempestade), sendo vedado o uso de velas de “monotipo”.

2.24      Todos os Equipamentos requeridos pela Autoridade Marítima, para categoria específica de navegação licenciada para o respectivo barco.

2.25      Pelo menos 1 (uma) carta náutica da região.

2.26      Instruções de Regata

2.27      Certificado de Medição: barcos das classes ORC INTL, RGS e J24.

2.28      Folha 02 sempre a bordo para veleiros ORC INTL, assim como todos os equipamentos localizados nos mesmos lugares constantes da Folha 02.

 


FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Nome do Barco: _______________________________________ Numeral: __________________________

Classe: (  )ORC INTL            GPH___________ Peso máximo da tripulção (ver certificado) _________________

Classe: (  )J24

Classe: (  ) RGS         ( )Divisão A  ( )Divisão B  TMF: __________________RATING:_______________

 

Clube Filiado: ______ Endereço do Comte:_____________________________________________________

 

Cidade: ___________________CEP: _____________ Email: ______________________________________

 

Fone Res______________________ Fone Com ____________________ Celular: _____________________

 

Nome do Comandante: _________________________________________ Peso ________ Kg

 

Nome do 2º Tripulante: _________________________________________ Peso    ________ Kg

 

Nome do 3º Tripulante: _________________________________________ Peso    ________ Kg

 

Nome do 4º Tripulante: _________________________________________ Peso    ________ Kg

 

Nome do 5º Tripulante: _________________________________________ Peso    ________ Kg

 

Nome do 6º Tripulante: _________________________________________ Peso    ________ Kg

 

Nome do 7º Tripulante: _________________________________________ Peso    ________ Kg

 

Nome do 8º Tripulante: _________________________________________ Peso    ________ Kg

 

Peso Total:     ________ Kg

Termo de Responsabilidade

Pela assinatura desta ficha de inscrição, declaro aceitar como definitivas as penalidades impostas e outras ações feitas de acordo com as Regras de Regata a Vela, o Aviso de Regata e as Instruções de Regata.

A respeito de tal determinação, nós não recorreremos a qualquer instância ou outro tribunal não previsto pelas regras que regem o evento.

Eu confirmo que os membros da tripulação, bem como o barco aqui inscrito, satisfazem todos os requisitos estipulados no Aviso de Regata.

Declaro que competirei sob minha responsabilidade e risco, tendo conhecimento de que a competição pode se tornar perigosa. Por isso, as autoridades organizadoras, pessoas e outros envolvidos na organização do campeonato não serão responsabilizados por qualquer dano, perda ou acidente pessoal que venha a ocorrer com minha tripulação ou barco, tanto em terra como na água, como conseqüência de minha participação neste evento.

A seguinte declaração que eu assino abrange os fatos que ocorram antes, depois, entre ou na competição e as outras atividades conexas, incluindo a atenção e translado em caso de uma emergência médica.

 

POA,____/_____/_____             

 Assinatura Comandante: _____________________________________________