34º CAMPEONATO SUL BRASILEIRO DA CLASSE OPTIMIST 2012
34º CAMPEONATO SUL BRASILEIRO DA CLASSE OPTIMIST
Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha
06 a 09 de Setembro de 2012
Florianópolis – SC - Brasil
Colaboração da Associação Brasileira da Classe Optimist
Apoio Confederação Brasileira de Vela e Motor e
Federação de Iatismo do estado de Santa Catarina
AVISO DE REGATAS
1. REGRAS
1.1 A regata será regida pelas regras, tais como enumeradas nas definições das Regras de Regata a Vela da ISAF.
1.2 Aplicam-se as prescrições da CBVM.
1.3 A regra 61.1 “Informando ao protestado” e modificada como segue:
Adiciona-se à regra 61.1 (a) “O barco protestante deve informar a Comissão de Regatas sobre o(s) barco(s) sendo protestados junto à linha de chegada imediatamente após chegar.”
1.4 As regras sinal de regata RECON e 66 são alteradas, respectivamente: tempos para sinalizar em terra e modificação de prazos. As alterações serão detalhadas nas Instruções de Regata.
2. ELEGIBILIDADE E INSCRIÇÕES
2.1 O evento é aberto a velejadores das categorias Veterano e Estreante em dia com a anuidade da ABCO 2012, conforme listagem constante da página oficial da ABCO e cumprirem com os requisitos do Regulamento 19 da ISAF e com o capítulo II do Regulamento Geral da ABCO. Os velejadores não poderão ter a data de nascimento anterior a 1997.
2.2 Os barcos deverão ter certificado de medição válido e constante da página oficial da ABCO.
2.3 Velejadores elegíveis deverão se inscrever preenchendo o formulário de inscrição do anexo A que deverá ser entregue na secretaria do evento até às 11h de 07/09/2012 acompanhado dos seguintes documentos:
a) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição conforme o item 3.1;
b) Autorização do Anexo B, assinada por pai ou responsável;
c) Cópia de RG ou certidão de nascimento;
d) Cópia da carteira ou contrato de plano de saúde (opcional mas recomendado);
e) Ficha de medição assinada pelo medidor chefe. (somente para os que não apresetnarem selo de medição do último brasileiro.
2.4 Inscrições antecipadas poderão ser feitas enviando-se o formulário do anexo A acompanhado de cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição conforme o item 3.1 por correio eletrônico ao endereço eventosnauticos@icsc.com.br ou fax ao número 0XX48 3225 7799 aos cuidados da secretaria náutica, Lucas ou Danielle.
3. TAXA DE INSCRIÇÃO
3.1 Poderá ser paga por depósito nominal ao Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, Banco Itaú, agência 5432, conta corrente 07821-9 ou diretamente na secretaria do evento nos seguintes valores:
Até 07 de agosto de 2012 R$ 100,00
De 08 de agosto até 07 de setembro de 2012 R$ 150,00
3.2 No caso de desistências após o dia 15/08/2012 será devolvido apenas 50% do valor pago conforme o item 3.1.
4. PROGRAMAÇÃO
4.1 Inscrição, Medição e Confirmação da inscrição:
06/09/2012, Quinta feira, das 09h até 18h.
07/09/2012, Sexta feira, das 08h até 10h30.
4.2 Dias de Regata e Categorias:
07/09/2012, Sexta feira Regatas Veterano e Estreante.
08/09/2012, Sábado Regatas Veterano e Estreante.
09/09/2012, Domingo Regatas Veterano e Estreante.
Cerimônia de Encerramento e Premiação após as regatas.
4.3 Estão programadas oito regatas para a categoria Veterano e seis para Estreante, com o sinal de atenção da primeira regata de cada dia estando programado para as 12h.
4.4 Não serão realizadas mais que quatro regatas num dia para a categoria Veterano sendo de três esse número para Estreante.
4.5 Não será dado nenhum sinal de partida após as 16h00 do dia 09/09/2012.
4.6 No dia 07/09/2012, as 10h30 no restaurante da sede Jurerê será realizada uma reunião de timoneiros.
5. MEDIÇÕES
5.1 Cada barco deve apresentar seu certificado de medição válido. Além disso, haverá medição antes do evento da mastreação, vela, leme, bolina e casco além de vistoria dos itens de segurança;
5.2 Durante o evento poderá haver inspeção de medição dos itens da regra da classe dentro d’água. Deve-se estar atento a todos os itens, pois serão rigorosamente verificados;
5.3 Cada item de medição e segurança inspecionado e que não estiver de acordo com as regras será punido com 5 pontos, não cumulativo por regata, isso altera as regras 35 e A4;
5.4 Competidores poderão somente usar um casco, uma bolina, um leme (com cana e extensão), um mastro, uma retranca, uma espicha e uma vela durante o campeonato. Essas partes do equipamento serão medidas conforme os regulamentos de medição, e aprovados de forma a estar de acordo com as Regras da Classe e do Comitê de Medição;
5.5 A substituição de um equipamento danificado poderá ser feito desde que:
• O equipamento danificado tenha sido checado pelo Comitê de Medição.
• O equipamento substituído seja apresentado para medição ao Comitê de Medição após as regatas do dia.
• Tal substituição deverá ser aprovada pela Comissão de Regatas.
5.6 Competidores somente poderão participar do campeonato em barcos corretamente registrados no seu país de origem devendo usar o numeral da vela correspondente àquela embarcação. Excetuam-se a essa disposição os competidores que comprovadamente usarem barcos alugados e deverão usar o seu numeral oficial.
5.7 Cascos e demais equipamentos listados no item 5.1 que apresentarem selo de medição do último Campeonato Brasileiro estarão dispensados de realizar nova medição.
5.8 A ABCO disponibilizará uma tabela oficial contendo a numeração das velas e ISAF do casco, para consulta do Comitê de Medição, em substituição aos certificados de medição.
6. INSTRUÇÕES DE REGATA
6.1 Estarão à disposição dos competidores na Secretaria do Campeonato, sendo entregues no momento da confirmação da inscrição.
7. LOCAL DAS REGATAS
7.1 Sede do Evento: Iate Clube de Santa Catarina sub-sede Jurerê – Rod. Tertuliano Brito Xavier, 3052. Jurerê - Florianópolis – Santa Catarina, com a área de Regatas na baia de Jurerê.
8. PERCURSO
8.1 Será utilizado o percurso trapezoidal tradicional da Classe Optimist.
9. SISTEMA DE PUNIÇÃO
9.1 Será aplicado o Apêndice P.
10. PONTUAÇÃO
10.1 Na categoria Veterano, quatro regatas completadas são necessárias para que se constitua a série do campeonato sul brasileiro que terá os seguintes descartes:
a) Quando menos de 5 regatas forem completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações em cada regata;
b) Quando de 5 a 7 regatas forem completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações em cada regata, excluindo-se o seu pior resultado;
c) Quando 8 regatas forem completadas, a pontuação do barco na série será a soma das pontuações em cada regata, excluindo-se seus dois piores resultados.
10.2 Na categoria Estreante, três regatas completadas são necessárias para que se constitua a série do campeonato sul brasileiro que terá os seguintes descartes:
a) Quando menos de 5 regatas forem completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações em cada regata.
b) Quando 5 ou 6 regatas forem completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações em cada regata, excluindo-se o seu pior resultado.
10.3 Caso o número de velejadores inscritos na categoria Veterano ultrapasse o número de 80 (oitenta), a flotilha desta categoria será dividida em 04 (quatro) grupos, conforme determinação do Regulamento Geral da ABCO, item 6.3, Capítulo III.
11. BARCOS E PESSOAL DE APOIO
11.1 Todos os técnicos deverão se inscrever preenchendo o formulário do Anexo C entregando-o na secretaria do evento, onde receberão uma bandeira com um número de identificação, que deverá ser fixada visivelmente ao barco durante todo o evento
12. LOCAL DE PERMANÊNCIA
12.1 Os barcos deverão ser guardados nos locais a eles designados pela organização do campeonato.
13. SEGURANÇA
13.1 Além das Regras da Classe IODA 4.2(a) e (b), 4.3(a) e (b), todo barco deve ter a bordo um remo com uma superfície mínima de 0,025 m², preso ao barco por um cabo e todo competidor deverá ter um apito amarrado ao colete salva-vidas. Aos que descumprirem com esta instrução poderá ser aplicada uma penalidade de 5 pontos para cada regata na qual eles tenham falhado em observar esta instrução. Isto altera a Regra 35 e A4.
13.2 Sempre que estiver na água o competidor deverá usar um colete auxiliar de flutuação pessoal, adequado ao peso e tamanho do velejador. Uma roupa de borracha ou impermeável não é um equipamento de flutuação pessoal. Se o equipamento de flutuação pessoal é de um tipo de inflar, sempre que estiver na água este deve estar totalmente inflado. Isso altera a Regra de Regata à Vela 40.
14. PREMIAÇÃO
14.1 Serão premiados os 10 primeiros colocados na classificação geral, os 3 primeiros de cada nível, o melhor Estado, a melhor Flotilha e prêmio de participação a todos os velejadores inscritos. Também serão premiados:
1º ao 10º - lugar geral – Veteranos
1º ao 5º - lugar geral – Estreantes
1º ao 3º lugar – mirim (masculino e feminino, veteranos e estreantes)
1º ao 3º lugar – infantil (masculino e feminino, veteranos e estreantes)
1º ao 3º lugar – juvenil (masculino e feminino, veteranos e estreantes)
15. RESPONSABILIDADE
15.1 Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a regra 04, decisão de competir. A Autoridade Organizadora não aceitará qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte relacionados diretamente com a série de regatas e seus antecedentes, durante ou depois de completado o evento.
16. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
16.1 Cada competidor deve trazer o seu carrinho de encalhe devidamente identificado.
16.2 Cada coordenador estadual deve trazer a bandeira do seu Estado.
16.3 Maiores informações no site do ICSC – www.icsc.com.br e também junto à secretaria náutica do ICSC, telefones 0xx 48 3225 7799 ou 0xx48 7811 7061 e-mail:eventosnauticos@icsc.com.br, com Lucas ou Danielle.