Estrelas a barlavento! O significado das expressões de bons augúrios

O meio náutico tem vasto vocabulário específico e cunhou expressões típicas. Algumas delas, como "de vento em popa" e "a todo pano" já vazaram do meio náutico e são usadas comumente pela população.

É comum os velejadores terminarem suas mensagens com a expressão "Bons ventos!". Quem não veleja pode não ter uma noção adequada da importância de um vento bom. Ou melhor, do que seja um vento ruim, em intensidade ou sentido.

Voltando a Florianópolis, involuntariamente
Não são raros os velejadores que descendo a costa do RGS desde Florianópolis, encontraram uma frente fria entrando "na cara", a poucas milhas da chegada aos molhes de Rio Grande, sendo obrigados a voltar para Florianópolis, tal a intensidade do vento contra.

As tempestades em alto-mar contadas pelos tripulantes nos trapiches e nos livros deixam claro a enorme importância das condições do vento para quem navega a vela ou a motor. Portanto, os desejos de bons ventos, tão freqüentemente expressados no meio náutico, são muito naturais.

Quando Bons Ventos significam calmaria
Há alguns anos atravessei a Lagoa dos Patos na Aline, do Comandante Adroaldo Mesquita da Costa Neto. A lancha de 32 pés deslizou em um espelho o tempo todo. No almoço, na Feitoria, nem fundeamos, de tão parado que o tempo estava. Foi uma maravilha para nós a bordo da lancha.

Dia desses um outro amigo que tem lancha comentou que certa vez lhe desejaram bons ventos.
-Mas que negócio é esse de "bons ventos", indagou ele. Pra mim, não tem essa de bons ventos. Bons ventos é nada de vento, disse o amigo.

Estrelas a barlavento
Uma outra expressão de bons augúrios, embora menos comum, é "Estrelas a barlavento!". Barlavento é o lugar de onde vem o vento. Se há estrelas a barlavento, é sinal de que há bom tempo lá de onde vem o vento. Digamos que o bom tempo está vindo em nossa direção, diz o Comandante Ricardo Habiaga Atalaia, do Veleiros do Sul.

Estrelas e havaianas
A origem da expressão, no entanto, não é plenamente conhecida. Segundo ainda o Comte Habiaga, uma das origens prováveis vem dos tempos da navegação astronômica.

"Era necessário baixar as estrelas até o horizonte com o sextante. As que estavam a barlavento já não era fácil. As de sotavento então, o cara na borda de baixo, recebendo o spray, com as velas atrapalhando a visão e as ondas cobrindo o horizonte... Era mais difícil que recuar de havaianas!!!", diz o alegre e simpático comandante do Delta36 Atalaia.

Bordo das estrelas tinha preferência
Há ainda outra origem provável para a expressão "Estrelas a barlavento". Segundo o Comandante paulista Julio Auler, "a 1ª regra de navegação foi que os barcos militares ao saírem da velha Inglaterra normalmente saíam pela madrugada, pouco antes do sol, e ainda tinham as estrelas a oeste e concomitantemente as estrelas ficavam a barla pois saíam com vento terral. E tinham preferência de passagem sobre os barcos que retornavam de vela direita. Na penumbra, os barcos amurados pelo bordo das estrelas tinham preferência".

Seja qual for a origem da expressão, e dos ventos...

Bons ventos e estrelas a barlavento!