Palestra sobre o uso do app Navionics para navegação segura nas águas gaúchas reuniu mais de 80 velejadores no Veleiros do Sul

Com tema Navionics 360º, Bate-Papo VDS foi conduzido pelo Comandante Cristian Yanzer, do veleiro Vikyng, que apresentou os recursos do aplicativo e o levantamento batimétrico de suas navegadas no Rio Grande do Sul.

Na noite deste sábado (07), mais de 80 velejadores marcaram presença no Salão Social do Veleiros do Sul para a realização do Bate-Papo VDS, que contou com a palestra especial Navionics 360°: o uso do app para uma navegação segura nas águas do RS, conduzida pelo Comandante Cristian Yanzer, do veleiro Vikyng.

Estiveram presentes no evento o Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Átrio de Oliveira Cruz, a Comodoria do Veleiros do Sul, representada pelo Comodoro Cícero Hartmann, o Vice-Comodoro Administrativo Paulo Hennig e o Vice-Comodoro Social Carlos Alberto Trein, o Comandante Cristian Yanzer e sua parceira de navegadas, Andrea Spöttl, e os velejadores dos clubes náuticos do Rio Grande do Sul.

O Comodoro Cícero Hartmann iniciou o evento agradecendo a presença de todos os participantes e destacou o trabalho realizado pelo Comandante Cristian Yanzer. Na sequência, ele ressaltou a iniciativa do sócio Jorge Albrecht na mobilização da palestra, que foi uma realização do Grupo Oceano VDS.

Em seguida, o Comodoro passou a palavra para Jorge Albrecht, que apresentou os dados estatísticos referente às inscrições do bate-papo, reunindo informações sobre as embarcações e os participantes, além de temas para futuras palestras e sugestões para passeios em flotilha pelas águas gaúchas. Ele também frisou a importância da questão social do evento através dos alimentos arrecadados, que serão destinados para o Educandário São João Batista.

“A iniciativa de realizar palestras, eventos e passeios reunindo os cruzeiristas gaúchos é importante para que possamos motivar o espírito de grupo e união, compartilhando informações e conhecimentos que são de grande valor para garantir a navegação segura de todos. Além disso, o ponto importante também é o de estarmos alinhados com o aspecto social deste encontro, através das doações para o Educandário São João Batista”, disse Jorge Albrecht.

Iniciando a palestra, o Comandante Cristian Yanzer apresentou o aplicativo de navegação Navionics, detalhando os principais recursos e informações do app para todos os participantes do evento. Ele também destacou os levantamentos batimétricos realizados nas águas do Rio Grande do Sul, com dados sobre os lugares por onde passou e suas experiências a bordo do veleiro Vikyng. Além da apresentação, o bate-papo contou com um espaço para perguntas e observações dos convidados.

O Comodoro Cícero Hartmann ressaltou a importância do encontro e falou sobre a iniciativa e união dos velejadores gaúchos em um tema de extrema relevância. “É desta forma que construímos um mundo náutico melhor, contando com a presença dos velejadores de todos os clubes náuticos do nosso Estado reunidos em uma palestra que mostra a força que precisamos para fazer com que a navegação seja cada vez melhor. Ficamos muito felizes com as informações compartilhadas pelo Comandante Cristian Yanzer, que compartilhou suas experiências e trouxe uma série de subsídios para os navegadores utilizarem o aplicativo, e também da iniciativa do nosso associado Jorge Albrecht em mobilizar esta ideia e motivar a participação dos associados neste evento”, disse.  

A segurança da navegação e o compartilhamento de informações entre os navegadores gaúchos foram alguns dos principais pontos destacados pelo Comandante Cristian Yanzer. “Conforme as informações da Capitania dos Portos em um bate-papo há quatro anos, a divulgação de dados de batimetrias e perigos isolados, como pedras e troncos, principalmente nos baixios, levou a uma redução no número de encalhes informados à Marinha, justamente porque os navegadores passaram a utilizar com mais frequência o Navionics e marcar mais informações. Por isso, compartilhar este conhecimento é de suma importância e bate-papos como este colaboram para disseminar as informações e compartilhar experiências, aumentando a segurança, a economia e a eficiência da navegação”, disse Cristian Yanzer, que também enfatizou o clima de confraternização e união dos velejadores.

Após a palestra, todos os participantes aproveitaram uma confraternização especial com choripán. O Bate-Papo VDS foi uma realização do Grupo Oceano VDS e todos os alimentos arrecadados serão destinados para o Educandário São João Batista.

Clique na foto abaixo e confira as imagens do encontro: 

Bate-Papo VDS: Navionics 360°