Diário de Bordo: Chegamos no Paraíso

 

As belezas e os pontos turísticos de Paraty são os destaques da nova edição do Diário de Bordo com os associados Vitor Pereira e Ana Mäler a bordo do veleiro Papillon. 

Os sócios relatam a experiência na região destacando as cores e os lugares paradisíacos visitados durante a navegada. Confira!

 

Como estava relatando no texto anterior, deixamos a ponta da Joatinga por BB e logo percebemos que a Baia de Ilha Grande é um espetáculo a parte no litoral brasileiro. 

O vento acalma, as ondas descem e as cores do mar, da terra e do céu se transformam como em uma obra de arte. 

Atracamos na Marina do Engenho, que pertence a família Klink. Um tanto espartana com bom trapiche, boa tomada de cais e a água é de captação, ou seja, um tanto amarelinha, pois é aquela que desce das encostas, mas que todos aqui usam sem problemas. 

Depois de descansarmos, fomos, como de praxe, saber onde é o supermercado, a padaria, etc. e tal, e percebemos que as marinas de Paraty ficam a cerca de 7 km do comércio e do Centro Histórico. 

O que significa que a cada ida e volta o custo seria de R$ 100,00 a viagem... mas agora já estávamos lá e o negócio é aproveitar. 

O Centro Histórico de Paraty é daqueles lugares que todos deveriam conhecer um dia. Lindo, bem conservado, lojas bem projetadas e um atendimento digno de uma grande cidade turística. 

Paraty tem vários restaurantes de Chefs premiados e de grande conceito nacional. O mais famoso deles é o Banana da Terra, um primor em todos os sentidos. 

As águas de Paraty são calmas, pouco vento ou quando tem chega a ser confuso, pois as montanhas atuam muito nele e o negócio é motorar mesmo quase todo o tempo, entre montanhas e recantos deslumbrantes. 

Praia dos Vagabundos, que já foi um ponto muito conhecido e famoso entre velejadores, hoje está um tanto mal frequentada e com alguns episódios de roubos, invasão de veleiros ancorados e sumiços de botes. 

Sem deixar que isso nos desanime, Paraty é colorida e cheia de vida com seus vários barcos turísticos em madeira, atendimento diferenciado e um respeito bacana no convívio entre velejadores e lancheiros na região. 

Praia do Bom Jardim, Jurumirim, Enseada do Engenho, Saco da Velha, Lagoa Verde são ótimos lugares para ancorar e desfrutar do bom de Paraty e com bom sinal de internet. 

Já para quem quer sossego e descanso da vida urbana, tem lugares paradisíacos como Ilha da Cotia, Saco do Mamanguá, Fundão, Bananal, entre outros.... Sem Internet, sem TV aberta e, acredite, sem sintonia de rádio ...... Baita Sossego! 

Em resumo, Paraty é algo para ser apreciado com sua história fantástica de receber todas as riquezas vindas de Minas Gerais e embarcá-las para o Rio de Janeiro, seus restaurantes premiados, seu comércio elegante e suas águas abrigadas onde veleiros e lanchas se dão “quase” muito bem. 

Foram 4 meses curtindo tudo que a região nos ofereceu e não houve tempo ainda para ver e desfrutar de tudo, mas vida cruzeirista é assim, temos que seguir em frente e partir para logo aqui do lado, em Angra dos Reis... outro espetáculo, porém com grandes diferenças, mas isso a gente trata em um próximo post. 

Bons Ventos a todos
Veleiro Papillon
Vitor, Ana e Star