Campeonato Sul-Americano da Classe J70 vai ser realizado pela primeira vez no Brasil e será organizado pelo Veleiros do Sul

O Clube Veleiros do Sul vai sediar o Campeonato Sul-Americano de J70 entre os dias 03 e 09 de dezembro, com a participação das principais tripulações da classe nas águas do Guaíba. Esta será a primeira vez que a competição será realizada no Brasil, e a expectativa é de que o evento seja marcado por boas disputas entre as embarcações das flotilhas da América do Sul.

Comodoro do Veleiros do Sul, Cícero Hartmann destacou a tradição e competência do clube que, em sua trajetória, possui o histórico de organizar competições nacionais e internacionais de alta competitividade e grande relevância para o esporte. “Nossa Comodoria fica imensamente feliz e orgulhosa em trazer um evento desta magnitude pela primeira vez no Brasil. O J70 é uma classe internacionalmente reconhecida, onde grandes velejadores atuam e seguem participando de campeonatos importantes como classe tem demonstrado atualmente, com competições nos Estados Unidos, Europa, América do Sul. Para nós, será um grande prazer receber todos os velejadores em nosso clube! Temos a convicção que será um grandioso evento da classe e mais um belo campeonato no histórico do Veleiros do Sul”, disse.

O aviso de regatas do campeonato foi divulgado no dia 10 de maio com as primeiras informações sobre o evento. De acordo com o documento, estão programadas um total de 12 regatas, com três regatas realizadas por dia e largada prevista para às 13h, na Raia da Pedra Redonda.

Para a disputa da competição, será utilizado o percurso barla-sota, de acordo com as regras da classe J70. A cerimônia de abertura acontece na segunda-feira, 05 de dezembro, e as primeiras regatas serão realizadas na terça-feira, dia 06.

Clique aqui e confira o Aviso de Regatas

Comandante do veleiro Bossa Nova, do Veleiros do Sul, Marcos Pinto Ribeiro falou sobre a expectativa para o evento, além de adiantar algumas das tripulações confirmadas para a disputa da competição. É com grande expectativa que o Clube Veleiros do Sul, juntamente com a Classe J70 Brasileira, abre os braços e dá as boas-vindas a todos os velejadores de J70 para o Campeonato Sul-Americano de 2022. Já estão confirmadas tripulações do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile e também são esperadas tripulações da Europa e Estados Unidos. A Classe Brasileira está muito motivada e fará o seu melhor para ajudar as tripulações estrangeiras em todas as suas necessidades”disse.

O Campeonato Sul-Americano da Classe J70 é organizado pelo Veleiros do Sul e a International J70 Class Association.