Réplica do lanchão Seival utilizado por Giuseppe Garibaldi chegou ao Veleiros do Sul nesta quinta-feira (09)

Depois de realizar sua velejada inaugural que partiu de Arambaré rumo a Tapes e passou por Itapuã e Barra do Ribeiro, a réplica do lanchão Seival utilizado por Giuseppe Garibaldi chegou no Veleiros do Sul na tarde desta quinta-feira (09), completando sua primeira navegação nas águas do Rio Grande do Sul.

A construção do lanchão, que resgata a história de uma das mais tradicionais embarcações do Rio Grande do Sul, utilizada por Giuseppe Garibaldi na Tomada de Laguna no período da Revolução Farroupilha, surgiu a partir da iniciativa do projeto Seival e os Caminhos de Garibaldi, sob a coordenação do professor Antônio Carlos Rodrigues.

De acordo com o Antônio, a construção iniciou em 2019, mas o trabalho para reproduzir a histórica embarcação vem de muito antes. “Foram dois anos e meio de muito trabalho dentro do barco desde o início da construção, mas são mais alguns anos anteriores de pesquisa, preparação, compra de material e pesquisa em torno da sua história. Foi, de fato, um tempo gratificante, pois nunca ficamos sozinhos. É um trabalho que posso ter o mérito por ter organizado, mas não teria construído sozinho sem a ajuda de todos que permitiram estarmos aqui hoje”, disse o professor. 

A réplica do lanchão Seival possui 15 metros de comprimento por 3.80m de boca que, segundo o professor, são as medidas aproximadas de acordo com pesquisa através de fotos e do que restou do mastro original do barco. Antônio conta ainda que o primeiro contato com as informações do Seival foi através de uma matéria especial no site Popa, do sócio e jornalista Danilo Chagas Ribeiro. “A primeira visão que eu tive do Seival foi justamente como ele estava em uma fotografia na publicação do site Popa.com. Quando vi aquele texto com a história e a navegação do período Farroupilha, eu me apaixonei. E ao ver aquela embarcação, eu fiquei imaginando-a com as velas e como seria ter ela de novo navegando pelas águas gaúchas ‘com todo pano’. Então, para mim, rever essa visão foi uma coisa fantástica”, completa.

Em sua chegada ao clube, a tripulação do Seival foi recebida pelo Comodoro Cícero Hartmann e o Vice-Comodoro Administrativo Paulo Hennig, em um momento marcado pela confraternização e a celebração da chegada da embarcação. “Desde o momento em que tivemos a oportunidade de conhecer o projeto do professor Antônio, construindo a réplica do veleiro Seival lá em Camaquã, fomos acolhedores com esta ideia. É um projeto muito especial que busca levar para a população o conhecimento, ou seja, uma aula sobre a história náutica gaúcha através deste barco e sua façanha em nossas lagoas! Para nós, também é uma oportunidade de dividir e compartilhar com alunos da Escola de Vela Minuano e os velejadores das flotilhas sobre o barco e este projeto”, disse o Comodoro, que completa: “Temos que dar apoio, pois é uma iniciativa que merece o reconhecimento. Sempre que precisar, estaremos aqui para atender e auxiliar no que for possível para que ele possa levar adiante este projeto”, disse.

Por fim, o professor destacou a experiência de navegar pela primeira vez na embarcação. “Foi uma das maiores experiências da minha vida, ainda mais depois de tanto trabalho em colocar um barco que construímos desde o início sem ter uma experiência antes. De repente, eu estava no meio da lagoa, com um sol magnífico e as nossas águas maravilhosas em um barco lindo e funcional, velejando bem e funcionando bem. Não tem palavras para descrever, simplesmente foi fantástico”, finaliza.

Até o momento, o planejamento é de que o barco permaneça em Porto Alegre. Abaixo, clique na foto e confira a galeria de imagens da chegada do Seival no VDS! 

Chegada da réplica do Lanchão Seival no Veleiros do Sul