Regatas Históricas #2: America’s Cup

Disputada pela primeira vez em 1851, a America’s Cup é famosa no esporte e na vela ao redor do mundo. Conhecida como o mais antigo troféu do esporte internacional, a regata de quase 170 anos existe muito antes de qualquer evento que você imagine, até mesmo dos Jogos Olímpicos, ocorridos pela primeira vez em 1896, 45 anos após a origem da tradicional competição náutica.   

Seu nome homenageia o veleiro America, do New York Yacht Club, o primeiro barco a vencer o troféu, que atravessou o oceano Atlântico e derrotou a melhor frota britânica pelas águas da Ilha de Wight, no sul da Inglaterra. Desde então, os Estados Unidos lideraram a regata por 132 anos, sendo a sequência de vitórias mais longa da história do esporte. Foram 24 troféus até 1983, quando a Austrália assumiu o pódio, tornando-se o primeiro desafiante bem-sucedido a tomar o prêmio dos americanos em uma importante disputa de vento fraco e inconstante.

Não há segundo lugar!

Em 1851, quando o America passou o Royal Yacht, assumindo a primeira posição da regata, a rainha Victoria questionou sobre o segundo lugar da competição, tendo como resposta a frase que ainda hoje representa a busca pela excelência da America’s Cup: “Não há segundo lugar”.

Evoluções Tecnológicas

Ao longo das décadas, a America’s Cup passou e ainda passa por diferentes transformações que acompanham as tecnologias do momento, fazendo da competição referência em inovação. Entre as mudanças, destacamos a mais radical e determinante dos últimos tempos, implantada em 2013 por neozelandeses: a inclusão de hidrofólios, recurso náutico que permite que as asas do barco fiquem submersas sob os cascos e o projetem para cima, como um voo. A novidade não só contribuiu para o melhor desempenho e velocidade das velas, mas também marcou a nova fase da tradicional e reconhecida regata, agora ainda mais moderna.

Próxima Edição

Realizada a cada quatro anos, a America’s Cup terá a sua próxima edição em 2021, em Auckland, na Nova Zelândia, de 6 a 21 de março. A disputa será entre o vencedor da última edição, o Royal New Zealand Yacht Squadron, representado pela equipe Emirates Team New Zealand, contra o vencedor da Prada Cup.