Memória Minuano: A primeira regata de Porto Alegre

Para relembrar notícias e relatos históricos do mundo náutico, lançamos a partir de hoje no nosso site uma nova série de matérias tiradas diretamente da revista O Minuano, do Veleiros do Sul.

Começamos com a lembrança da primeira regata de Porto Alegre, realizada em abril de 1934, e publicada na edição de número 102 da revista, em celebração aos 70 anos do evento histórico de vela na capital gaúcha. Hoje, em 2020, já são 86 anos desde a sua realização, que impulsionou o esporte a vela na região. 

Confira abaixo o texto completo, publicado em outubro de 2004, na edição impressa do informativo.

“Em abril passado comemorou-se os 70 anos da primeira regata a vela oficial realizada em Porto Alegre. A partir dela o esporte foi impulsionado e levou a fundação em dezembro de 1934 do primeiro clube de vela da Capital, o Veleiros do Sul. Este começo (resumidamente) é uma transcrição do livro História do Veleiros Do Sul, dos autores László Böhm e Loraine Carvalho.

As primeiras regatas entre os “veleiros avulsos”, por conta da ausência de classes definidas, faziam com que as competições fossem feitas na base de cada um por si, ou seja, iam para a raia barcos de todos os tipos, e a ausência da tecnologia handicaps consagrava o princípio para cálculos consagrava o da vitória por bico de proa. Assim se deu nos "pegas" dos Navegantes nas décadas de 1920 e 1930 e, também, na primeira Regata Oficial de Porto Alegre.

Em abril de 1934 havia uma grande expectativa nos meios esportivos porto-alegrenses, pois estava sendo programada a primeira regata oficial de barcos à vela, em Porto Alegre, instituída pelo Grêmio Náutico Gaúcho, em uma iniciativa do desportista Luiz Pinto Chaves Barcellos, mentor e presidente deste Clube que estava sediado no bairro Praia de Belas e que dispunha de um trapiche no Guaíba.

A regata era em disputa do Prémio Veleiros Gaúchos. Aquela primeira competição da história do iatismo gaúcho foi programada em três séries de regatas. O vencedor da primeira série foi o Mary Rose, tripulado por B.M. Carbwel, cônsul inglės, de Porto Alegre. A segunda série foi vencida pelo barco Sul de Rolf Krahe. A terceira, e principal regata da série, foi vencida pelo barco Bavária, de Leopoldo Geyer. Pelo desempenho de todos, a classificação final deu a vitória geral para o Bavária, seguido por Sul e, em terceiro lugar, o barco Gaúcho.

Segundo o depoimento de Leopoldo Geyer, aquela regata foi o ponto de partida para a institucionalização do esporte da vela em Porto Alegre. "Ela me envenenou para o resto de minha vida", concluiu. A primeira regata de abril de 1934 tinha deixado o pessoal "enlouquecido" voltado para a prática organizada do esporte com a fundação em dezembro do mesmo ano do Veleiros do Sul.”