Laser: a classe de vela mais popular do mundo

Com mais de 200 mil barcos produzidos, o Laser é a classe olímpica mais popular do mundo. Desenvolvido nos anos 70 pelos canadenses Bruce Kirby e Ian Bruce, o veleiro de 4,23 metros de comprimento e aproximadamente 57 kg surgiu para ser um barco de fácil transporte e manejo, tripulado por uma pessoa. Primeiramente, seu protótipo foi chamado de Weekender e, mais tarde, passou a ser conhecido com o nome atual.

Sua primeira aparição oficial foi em uma mostra de barcos de Nova Iorque, em 1971. Já em 1974, nas Bermudas, teve seu primeiro campeonato mundial disputado para a classe. Nos Jogos Olímpicos, sua estreia foi em 1996, em Atlanta, onde o atleta Robert Scheidt foi campeão. Hoje, Scheidt é o maior medalhista olímpico brasileiro, com dois ouros, duas pratas e um bronze, sendo o primeiro a subir cinco vezes seguidas ao pódio em Olimpíadas.

De acordo com a área de vela, o Laser é subdividido em três classes:

Standard: 7.06 m² - para velejadores de 80 a 86 kg (mais altos levam vantagem no vento forte)

Radial: 5.76 m² - para velejadores de 65 a 80 kg (muito usado em regatas femininas)

4.7: 4,07 m² - para velejadores de 45 kg a 60 kg (ideal para quem está saindo do Optimist)

Flotilha do VDS

Oficialmente criada em 1976, embora antes já houvesse alguns barcos no Clube, a Flotilha de Laser do VDS é responsável pela formação de velejadores de grande nível técnico, já tendo conquistado importantes títulos para o Clube.