Navegação noturna: conheça as principais luzes de bordo
Em navegações noturnas é comum que a visibilidade seja prejudicada devido à falta de luminosidade no entorno. Situações como essa exigem uma iluminação considerável para garantir a identificação necessária de cada embarcação. Mas você sabe o que cada cor representa a bordo? Confira as dicas abaixo e descubra os principais tipos de iluminações à noite.
Cores
Todas as embarcações possuem luzes verdes (a boreste) e vermelhas ou encarnadas (a bombordo). Elas indicam quando um barco está se aproximando ou se afastando. Ou seja, se você avista a luz invertida, atente-se, pois há um barco vindo ao seu encontro, navegando no sentido contrário.
Já para identificar navios, lanchas ou veleiros, procure pelas luzes brancas na popa.
Ainda em relação às cores, os rebocadores são uma exceção importante, pois ao rebocar outro barco, exibem luz amarela na popa, acima da luz branca. Isso significa que um cabo conecta as duas embarcações, impossibilitando o tráfego atrás do rebocador.
Tipos de Iluminação
Além das luzes comuns, há também as circulares, que são aquelas que podem ser vistas de qualquer ângulo, iluminando os 360 graus ao seu redor. Podem ser instaladas junto com as luzes de bordo, desde que fiquem pelo menos um metro abaixo da luz de mastro, também conhecida como luz de fundeio ou ancoragem.
- Uma luz circular branca: sinaliza barcos a remo, barcos pequenos (até 23 pés) e barcos ancorados.
- Três luzes circulares vermelhas: sinalizam que há um navio passando por algum canal pouco profundo com restrições de manobra devido ao calado.
- Duas luzes circulares, na vertical, sendo a superior branca e a inferior vermelha: sinalizam barcos de Praticagem.
Lembrando que as luzes citadas acima são constantes, portanto não piscam. Para evitar confusões, evite luzes piscantes no barco, visto que as oficiais sinalizam faróis, canais ou situações de emergência.
Regra para evitar colisão
O barco que estiver navegando pelo seu boreste, ou seja, que você aviste olhando para a direita, com a luz de bordo vermelha, tem preferência de passagem. As exceções são os barcos a vela e os de pesca, arrastando redes, que têm sempre a preferência, independentemente do bordo que estejam.
O Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM) explica todas as luzes obrigatórias, suas formas corretas de uso e os seus significados. Tal conteúdo também é tema de prova dos cursos de Mestre, Arrais e Capitão Amador, com treinamentos práticos realizados a bordo.
Fonte: Revista Náutica