Conheça a história da classe Hobie Cat!
A história do Hobie Cat inicia em 1968, com a criação do primeiro barco da classe: o Hobie Cat 14, projetado por Hobart “Hobie” Alter nos Estados Unidos.
Com 4.27 metros de comprimento, mastro de 6,78m de altura e um trapézio, o HC 14 é um barco multicasco veloz projetado para um tripulante. “Foi uma verdadeira revolução nos esportes aquáticos e continua a fazer a adrenalina correr!”, destaca o site da International Hobie Class Association.
Três anos depois, em 1971, era criado o Hobie Cat 16, o barco mais popular da classe. Mantendo as características da velocidade e surgindo como um “Hobie Cat 14 maior”, o HC 16 foi projetado por Hobie Alter e Phil Edwards. É um veleiro feito para dois tripulantes, contando um trapézio duplo.
Atualmente, a classe Hobie Cat conta com os barcos: Hobie 14, Hobie 16, Hobie 17, Hobie 18, Hobie Dragoon, Hobie Wave, Hobie Tiger e Hobie Wild Cat.
Muito mais que as especificações técnicas e suas belas velas coloridas, a classe Hobie Cat é conhecida mundialmente pela união e confraternização entre os velejadores, unindo diversos catistas do mundo.
O Veleiros do Sul conta com uma flotilha ativa da classe, coordenada pelo capitão Guilherme Borges, que disputa competições estaduais, nacionais e internacionais. Entre o final de outubro e início de novembro, o grupo vai competir no Campeonato Brasileiro das classes Hobie Cat 14 e 16, com seis duplas no Brasileiro de HC16 e um velejador na classe HC 14 representando o VDS.