FOTOS: Vendaval, veleiro que originou a Regata Buenos Aires-Rio

Fotos: Almanáutica

Em 1946, mais precisamente em fevereiro, o grande responsável pela criação da Regata Buenos Aires-Rio, José Candido Pimentel Duarte, fez uma viagem preparatória para essa competição, que teria início somente no ano seguinte. Os relatos dessa viagem foram publicados originalmente na revista “Yachting Brasileiro”, também editada por Pimentel. Entre muitos outros méritos, ele foi o responsável pelo desenvolvimento e construção dos primeiros veleiros Classe Brasil (matéria especial no Almanáutica em breve).



Da citada viagem que originou a regata e que partiu do Rio de Janeiro e chegou a Punta Del Este, e posteriormente à Argentina, algumas fotos foram publicadas nos números 18, 19 e 20 da revista, em 1946. Mas agora o Almanáutica acaba de conseguir duas fotos (originais – não reproduzidas das revistas!) e rubricadas no verso por “Telduarte” e que não entraram nas edições da Yachting Brasileiro.

Fica aqui, portanto, o registro e a publicação para que mais esse pedaço da história da vela brasileira possa ser documentado. A primeira em um porto que ainda não identificamos, e segunda, num “costão entre a Ponta da Joatinga e a Ilha Grande”, conforme anotações no verso.