Primeira edição do Vela Quente abordou a Lei de Incentivo ao Esporte

Fonte: Clube dos Jangadeiros

Cerca de 30 pessoas estiveram no Clube dos Jangadeiros na última sexta-feira, dia 28 de setembro, para prestigiar a primeira edição do Vela Quente. Criado para reunir os velejadores do Rio Grande do Sul e fomentar a prática da vela no Estado, o encontro foi realizado na Sede da Ilha e teve como palestrantes Francisco Freitas, velejador e vice-comodoro Esportivo do Clube dos Jangadeiros; Mario Dubeux, velejador e diretor Técnico do Clube dos Jangadeiros; João Bosco Vaz, vereador de Porto Alegre e Edgar Meurer, secretario Municipal de Esportes, Recreação e Lazer. A atividade foi dividida em três palestras, com perguntas do público presente, e foi encerrada às 23h.

Xico Freitas abriu o evento e aproveitou para destacar que o objetivo é realizar uma edição a cada dois meses, sempre variando o assunto abordado. Em seguida, o João Bosco Vaz falou sobre a criação da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte – Proesporte, exaltando a participação do vice-comodoro de Desenvolvimento & Marketing do Clube dos Jangadeiros, Cristiano Tastch, que, segundo o vereador, teve participação fundamental na elaboração da mesma, quando ainda era Secretário da Fazenda.

O terceiro a falar foi Edgar Meurer, que comentou as dificuldades de pessoas e entidades em captar os recursos, mesmo após a aprovação de projetos pela Secretaria Municipal de Esportes. “É uma questão de profissionalização, ainda somos amadores em captar recursos”, disse. Por fim, o idealizador do Vela Quente e diretor Técnico do Clube dos Jangadeiros, Mario Dubeux, explicou o lado do atleta e pontuou as principais dificuldades para obter recursos para projetos esportivos através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte – Proesporte. Ao final da apresentação de Dubeux, os presentes participarão de um jantar de confraternização.