Trimarã Foncia vence o Tour Europeu da classe MOD70

Giornale da Vela

O barco MOD70 Spindrift, do comandante francês Yann Guichard chegou em Gênova, na manhã desta terça-feira  e foi o vencedor da quinta e última etapa do European Tour de 2012.

MOD70


Spindrift partiu junto com outros quatro veleiros que fazem parte da etapa européia da classe MOD70 e levou apenas 1 dia, 15 horas e 21 minutos para cobrir as 651 milhas da etapa final, viajou de Marselha a Gênova,  passando pelas ilhas de Maiorca e Menorca.
Imediatamente depois de cruzar a linha de chegada Yann Guichard e sua tripulação ficaram ansiosos para acompanhar a chegada dos seus adversários, com a esperança de também ficar em primeiro na classificação geral do Tour Europeu 2012. Como era  esperado, a chegada foi marcada por ventos fracos que deixou a flotilha unida e as posições podiam mudar muito facilmente.
Em vez disso, a torcida  tão almejada por Guichard não se concretizou e depois de um atraso de 22 minutos Michel Desjoyeaux, no Foncia, também cruzou a linha de chegada em Gênova (7h36min): O segundo lugar foi o suficiente para conquistar a vitória do Circuito Europeu, à frente de Spindrift.
Em seguida, veio o Race for Water, de  Steve Ravussin, (terceiro lugar na classificação geral), depois Oman Sail Musandam, de Sydney Gavignet e, finalmente,  Edmond Rothschild, de Sébastien Josse, que chegou com 1hora e 14 minutos do MOD70, de Guichard.

O Circuito Europeu de 2012  é dispytado com trimarãs da classe monotipe MOD70 de 21,20 metros de comprimento, 16,80 de largura e área vélica de 310 metros quadrados. A competição começou em Kiel (Alemanha) no dia 29 de agosto e terminou em Gênova, com paradas em Dublin (Irlanda), Cascais (Portugal) e Marselha (França).

Nesta quarta-feira, às 14 horas, os cinco barcos MOD70 competirão em uma regata de demonstração na frente do Genova e às 19 horas haverá a cerimônia de premiação
.