Argentinos lançam o Soto 30 que competirá com o C30

Fonte: Blog Sobre as Águas

Javier Soto Acebal é o projetista (argentino) que desenhou o brasileiríssimo HPE 25. Esse veleirinho de 25 pés já tem mais de 50 unidades vendidas no Brasil (ele é fabricado aqui, em Indaiatuba) e foi uma inspiração inegável para o Soto 40, um barco que surgiu da vontade de brasileiros e argentinos de ter um monotipo puro sangue de porte em águas sul-americanas. O sucesso da S40 atraiu muitos proprietários de barco na América do Sul, na Europa, nos EUA e até na Oceania. Mas o preço (USS$ 850 mil) assustou muitos brasileiros, que resolveram usar a cabeça e encomendaram um barco ao mais consagrado projetista de competição dessas bandas: o brasileiro nascido no Uruguai Horácio Carabelli.

 

O resultado é o Carabelli 30, ou simplesmente C30, que terá até sete barcos na água durante a Semana de Vela de Ilhabela. Mas Javier Soto e os argentinos, que não são bobos nem nada, meio que mataram as chances dessa classe vir a ser internacional com o lançamento, quase simultâneo, do Soto 30, uma cópia menor do Soto 40. O vídeo acima mostra o Soto 40 em seu lançamento na Tailândia (!) há pouco mais de um mês.


Há espaço para duas classes tão semelhantes na América do Sul? Claro que há. Mas a graça seria muito maior se o padrão fosse o mesmo lá e cá.