Fernanda Oliveira e Ana Barbachan embarcam nesta quarta para a França

Fonte: Final Comunicação

Após quatro anos de muita dedicação, trabalho duro e esforço, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan não escondem a animação com a conquista da vaga para os próximos Jogos Olímpicos. As atletas, que garantiram a classificação na última semana, representarão o país em Londres na classe 470 Feminina. Responsável pela conquista da primeira medalha olímpica da vela feminina brasileira, Fernanda garante com esta vitória a sua quarta participação em Olimpíadas, enquanto Ana comemora sua estreia nos Jogos.

_MG_6398hda

“A Ana está muito feliz também. Será a primeira Olimpíada dela, mas o que nos ajuda é que estaremos competindo contra as mesmas adversárias que encontramos normalmente. Além disso, as regatas serão em Weymouth, longe da "confusão" dos Jogos em Londres. Já estivemos competindo lá várias vezes e ainda iremos mais duas vezes esse ano antes dos Jogos. Portanto o local e as adversárias serão muito conhecidos”, comentou Fernanda, 15 vezes campeã brasileira.

Pouco mais de uma semana após o importante resultado, Fernandinha e Ana já se preparam para mais um evento internacional. As atletas, que contam com o apoio da Confederação Brasileira de Vela e Motor, disputarão a Semana Olímpica Francesa em Hyeres. As jovens embarcam na próxima quarta-feira, dia 18, para a França.

A conquista

A seletiva nacional começou em dezembro de 2011 no Mundial de Perth na Austrália. Na ocasião, Martine Grael e Isabel Swan conseguiu uma colocação melhor do que a das gaúchas, saindo na frente com um ponto. Fernanda e Ana se igualaram às adversárias ao vencerem a Pré-Olímpica de Vela, realizada em fevereiro deste ano. O desempate aconteceu na última semana em águas espanholas. Em Palma de Mallorca, a melhor dupla brasileira colocada no Trofeo Princesa Sofia ganharia o direito de representar o Brasil em Londres. Fernandinha e Ana, que lideraram a disputa desde o primeiro dia, terminaram o Trofeo Princesa Sofia na 11ª posição, cinco à frente das adversárias cariocas.

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan contam com o patrocínio de Sul America, Olympikus e Bradesco.

Foto: Fred Hoffmann.