Extreme Sailing Series: Red Bull Sailing Team lidera na China o primeiro dia

Fonte: Ex Com

Apesar da segunda etapa ainda não ter sido aberta ao público, milhares de pessoas foram até a beira mar para ver o primeiro dia de corridas do Extreme Sailing Series. A equipe chinesa recebeu o maior apoio na estreia na competição, mas foram os australianos do Red Bull Sailing Tean, liderado por Homam Hagara e seus companheiros olímpicos, que usaram o maior conhecimento na água para fechar na liderança ao final do primeiro dia de competições.

120417EX40China058

 

Seis corridas foram disputadas hoje, resultando em quatro vencedores diferentes. As corridas aconteceram próximo à beira mar, o suficiente para o público acompanhar as ações de um dia de brisas amenas, o que exigiu habilidade dos velejadores, como explica Roman Hagara. “Foi difícil porque os ventos eram brandos e a maré estava alta. Se você esteve em um bom lugar na hora da largada, possivelmente se deu bem. Porém, ao longo do dia os ventos aumentaram e pudemos avançar na classificação”.

A batalha pela liderança foi dura entre Red Bull Sailing Team, The Wave, Muscat e GAC Pindar. A equipe britânica GAC Pindar saiu na frente e venceu a primeira corrida. Porém, Leigh McMillan, a frente da The Wave, Muscat se recuperou e venceu as duas seguintes. Eles ainda venceram a quinta corrida, mas não foi suficiente para superar o time de Hagara. “Foi realmente um dia muito bom para nós. Estamos felizes com o resultado. A Red Bull teve um dia extraordinário e, mesmo quando estávamos vencendo as corridas, eles estavam logo atrás de nós, dificultando que abríssemos vantagem”, disse McMillan.

O China Team mostrou bons momentos, incluindo um quarto lugar na segunda corrida. Dois incidentes mostraram como até mesmo velejadores experientes podem ser pegos de surpresa, como explica Phil Robertson, da ZouLou. “Nós estamos adorando isso. Apesar de dois de nossos tripulantes terem caídos do barco e nos prejudicado um pouco, ficamos felizes com o resultado final”.

120417EX40China092

A Oman Air lutou para encontrar a impressionante forma que os fizeram vencer a primeira etapa em Muscat, há apenas seis semanas. “Nós não tínhamos a ilusão de que seria fácil só porque vencemos o evento inicial”, disse Morgan Larson, que finalizou a prova na quinta posição, quatro pontos atrás dos do Groupe Edmond de Rothschild, que também teve um dia inconstante. Os próximos dias de competição prometem ser animados, com o início das corridas em estádio. O cenário está muito parecido com a primeira etapa com as equipes de Hagara e Williams muito bem no começo , mas com ameaça da equipe de Morgan Larson.

O evento foi oficialmente inaugurado na noite anterior na cerimônia de inauguração, organizada pela Associação Náutica  de Qingdao (QDYA). O show começou com um um espetáculo impressionante de luzes e artistas locais encenando danças tradicionais chinesas. Cada membro da tripulação teve a bandeira nacional apresentado à multidão. A cerimónia teve lugar na Praça Octogonal dentro da vila olímpica, com mais de 2 mil convidados locais reunidos para presenciar o espetáculo. O show terminou com um show espetacular de fogos de artifício.

120417EX40China093

Extreme Sailing Series 2012 Segunda etapa, Qingdao, China classificação após 1 Dia - 6 corridas (17.4.12)
Posição / Equipe / Pontos

1- Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara, Hans Peter Steinacher, Matthew Adams, Graeme Spence, Pierre Le Clainche 47 pontos
2- The Wave, Muscat (OMA) Leigh McMillan, Ed Smyth, Pete Greenhalgh, Hashim Al Rashdi, Rachel Williamson 44 pontos
3- GAC Pindar (GBR) Ian Williams, Mark Ivey, Mark Bulkeley, Adam Piggot, Andrew Walsh 37 pontos
4- Groupe Edmond de Rothschild (FRA) Pierre Pennec, Jean-Christophe Mourniac, Hervé Cunningham, Bernard Labro, Romain Petit 32 pontos
5- Oman Air (OMA) Morgan Larson, Will Howden, Charlie Ogletree, Nasser Al Mashari, Max Bulger 28 pontos
6- Alinghi (SUI), Pierre-Yves Jorand, Tanguy Cariou, Nils Frei, Yves Detrey, Charles Favre 26 pontos
7- ZouLou (FRA) Loick Peyron, Philippe Mourniac, Jean-Sébastien Ponce, Bruno Jeanjean, Patrick Aucour 24 pontos
8- China Team (CHN) Phil Robertson, Garth Ellingham, Kit Cheng, Nick Catley, Xiaqun Song 18 pontos
9- SAP Extreme Sailing Team (DEN) Jes Gram-Hansen, Rasmus Kostner, Pete Cumming, Christian Kamp, Jonas Hviid 14 pontos