Azimut-Benetti e o Brasil: uma ligação que dura mais de 20 anos

Fonte: Azimut

Com a escolha do Brasil pela primeira vez como sede do Yachting Gala 2012, um grandioso evento anual e boat show exclusivo dedicado pelo Grupo Azimut-Benetti aos seus clientes mais importantes de todo o mundo (que aconteceu com grande sucesso nos dias 3 e 4 de março na cidade do Rio de Janeiro), a sociedade italiana anunciou que irá reforçar ainda mais o papel central que o Brasil representa dentro de suas estratégias.


 

O mercado brasileiro é cada vez mais importante para a empresa, que após estar presente por mais de 20 anos por meio de um acordo de licença (o que já resultou em vendas de mais de 500 embarcações de luxo) em 2010 fez um importante investimento criando uma unidade de produção no estado de Santa Catarina por meio de uma empresa própria de direito local, a Azimut do Brasil.

Luxo italiano fabricado no Brasil

A Azimut do Brasil, com sede localizada na cidade de Itajaí, SC, produz atualmente 2 modelos de embarcações no país - Azimut 43 e 60 - e a estimativa é que a médio prazo possa trabalhar com modelos de até 100 pés para atender às exigências de um mercado em contínuo crescimento não apenas em termos de volumes de barcos mas também em dimensões.

Desenvolvimento náutico/ econômico

A Empresa nasceu com o objetivo de se integrar com a realidade econômica local e contribuir para o desenvolvimento do setor. Esse conceito já  é evidenciado por algumas importantes ações que vêm sendo realizadas, entre elas: a participação na Diretoria da Câmara de Comércio de Santa Catarina para o desenvolvimento da náutica no Sul do Brasil, a parceria com algumas universidades e governo local, através de fundação de ensino profissionalizante, destinados à formação de mão de obra especializada no ramo náutico de lazer que resultou até o momento no emprego direto de mais de 276 pessoas. Entretando, a previsão é de um aumento significativo nesse número nos próximos 3 anos.

Igualmente importante é o fato de a parceria ser realizada com contatos locais, com base no respeito mútuo e na valorização do potencial de mão de obra e dos fornecedores brasileiros. Um claro exemplo disso é o acordo de distribuição com o concessionário exclusivo da marca, a YachtBrasil, que detém a maior estrutura de vendas e de assistência do país, através de 22 pontos de venda em toda a costa brasileira e através de suporte de profissionais qualificados.

Em paralelo, foi recentemente estruturada uma equipe de gerenciamento da Azimut do Brasil, que hoje tem Felipe Berra, acompanhado de um grupo de gerentes italianos prontos para dividir com ele a experiência construída durante 43 anos de sucesso internacional.

As atividades no Brasil se integram no Grupo junto aos seus demais centros internacionais que, além da matriz italiana, tem outras unidades de produção na Turquia, em Orhangazi (Bursa), onde há cerca de 5 anos existe um polo produtivo de aprox. 100.000 m² dedicado a embarcações de pequeno porte; e na Rússia, onde em Moscou o Grupo construiu uma marina em local estratégico, a poucos quilômetros do centro da cidade.

A Azimut do Brasil LTDA representa também um contato de total confiança com o mercado brasileiro e uma aproximação ainda maior do fabricante com os seus clientes, especialmente, por ter sido criada pelo grupo privado mais importante da náutica de luxo, que ostenta a maior capitalização do mundo no setor.

Sobre o Grupo Azimut-Benetti

O Grupo, que com as suas quatro marcas, Azimut Yachts, Atlantis, Azimut Grande e Benetti, produz e comercializa a mais ampla gama de embarcações a motor entre 10 e 100 metros, é líder indiscutível há 13 anos na produção de mega-iates e o primeiro grupo privado do mundo no setor da náutica, que responde somente aos próprios clientes. Ostenta uma excepcional capacidade produtiva, distribuída em 9 unidades de produção que cobrem uma área bruta de 654.000 m². Possui empresas próprias em Shangai, Hong Kong, Fort Lauderdale (EUA) e Bursa (Turquia) e conta com a maior e mais bem estruturada rede de concessionários do mundo, em termos de competência e capacidade de ramificação.

Paolo Vitelli, presidente do Grupo, declarou: “Estamos orgulhosos de ter iniciado uma operação tão importante em uma área que, graças às suas características específicas, como a vocação à náutica, a qualidade da mão de obra local e a segurança, mostrou-se desde o começo perfeitamente adequada para o desenvolvimento do nosso projeto“.

O prestígio e a credibilidade da Azimut-Benetti desempenham um papel determinante para o desenvolvimento do polo náutico e consequentemente da economia local. Segundo Vitelli, a presença do Grupo italiano poderá atrair outros importantes investimentos da Europa e facilitará o processo de treinamento de mão de obra, tanto de fora do Brasil quanto local. “Além disso, o polo náutico favorecerá o desenvolvimento de competências nas áreas de: assistência técnica, logística e vendas, tudo para o benefício de um aumento geral do know how da náutica brasileira”, complementa.

O Grupo considera que o Brasil, hoje o primeiro mercado da Empresa em faturamento, apreciará cada vez mais a cultura náutica italiana e o estilo Azimut. O objetivo primário é o de aprimorar o negócio e duplicar a produção local nos próximos três anos, atingindo assim uma produção bruta de 100 embarcações por ano, prova da seriedade do projeto e do desejo por parte da empresa de apostar nessa unidade com fortes investimentos.