O australiano "LOKI" ganha a ROLEX SYDNEY HOBART 2011

Por Regatta News

O Reichel Pugh 63 Loki (AUS) de Stephen Ainsworth foi proclamado o ganhador da Rolex Sydney Hobart 2011 ao fazer o melhor tempo na classe IRC que contou 88 barcos. A largada foi na segunda-feira (26) de Sidney (Austrália) e a chegada em Hobart, na Tasmânia. O Loki foi o quarto barco a completar o percurso, depois de 2 dias, 12 horas, 34 minutos e 26 segundos, marca que foi não superada por nenhum dos seus adversários no tempo corrigido. Esta foi a primeira vitória de Ainsworth, que já participou da regata 14 vezes.

SYHO11df_HOB1

“Estamos eufóricos, esta é una sensação fantástica, uma enorme emoção ganhar esta regata”, reconheceu o comandante Ainsworth ao receber os seus prêmios. “Depois de ter participado em 14 edições, si que é perfeitamente duro ganhar esta regata. Levei muitos anos tentando. Há muitas coisas que temos que ter do nosso lado para alcançarmos, e nesta ocasião os deuses do vento estavam conosco. A regata foi extremadamente bem para nós.”

SYHO11df_HOB2

O Reichel Pugh 63 Loki foi para água há três anos depois que Ainsworth perdera seu barco anterior ao abandoná-lo com o timão partido durante a Rolex Middle Sea Race de 2007. A equipe de Loki obteve um dos maiores êxitos eportivo na Austrália. Somente em 2011 ganhou o Australian IRC Championship, a Audi Sydney Gold Coast Yacht Race e a Audi Hamilton Island Race Week. Em dezemebro, Stephen Ainsworth foi eleito o regatista oceânico do ano pelo Cruising Yacht Club of Australia. A configuração habitual a bordo do Loki é de 18 tripulantes, destes um terço são profissionais, liderados pelo veterano da Volvo Ocean Race, Gordon Maguire.

As “crianças” cumpriram o desafio

Uma das chegadas mais aclamadas no Constitution Dock de Hobart foi a do barco Sydney 38 Ella Baché (AUS), com a tripulação mais jovem da flotilha, liderado por Jessica Watson. Em 2010, a australiana se converteu na pessoa mais jovem a completar a circunavegação em solitário, com 16 anos, e foi aclamada na Austrália como uma estrela do esporte. “Foi realmente bom, tanto como esperavamos que fosse”, comentava Jessica em terra. “Embora não termos sofrido condições muito duras, passamos por momentos realmente incômodos. A tripulação foi fantástica, fizeram tudo conforme treinamos todo mundo realizo um trabalho impressionante.”

SYHO11df_HOB3

Ella Baché fez o percurso de 628 milhas náuticas em 4 días, 2 horas, 12 minutos y 58 segundos e  ficou na 37ª posição no tempo real e na 31ª na IRC. O barco de Jessica Watson foi o segundo melhor dos oito Sydney 38 que participaram neste ano.