Oracle Racing Spithill conquista título no Match Race, em Cascais

Fonte: Revista Náutica

A maioria dos matches disputados teve largadas equilibradas em velocidades incríveis e alterações na liderança. Com os limites do percurso rodeados de muitos espectadores, Spithill e a sua tripulação não deram chances, com boas largadas, bom trabalho e decisões táticas que garantiram a vitória para a equipe.



“Julgo que, à medida que a semana foi passando, fomos subindo a montanha”, afirmou Spithill depois da vitória, “chegamos ao topo no momento certo. Estou muito satisfeito. É fantástico.”



Para o Emirates Team New Zealand foi um dia difícil, depois da equipe dominar a competição até à final. “Como em qualquer outro dia, há uma lista de coisas em que temos de melhorar. Ainda falta progredir e pontos para desenvolver,” declarou Barker, “Esperamos estar melhor amanhã…”

O Artemis Racing teve de contentar-se com o terceiro lugar depois de desistir da disputa contra Spithill. Uma das velas (gennaker) caiu antes de poder ser enrolada e antes de arriscar mais estragos no barco, o skipper Terry Hutchinson tomou a decisão correta de abandonar a regata.


“Tivemos um pequeno problema quando o gennaker caiu e ia provocar muitos estragos, por isso tomamos a decisão correta,” explicou Hutchinson, “Mas fizemos muitas coisas bem, verdadeiramente, bem.”


Na quarta posição ficou um muito satisfeito Team Korea. Chris Draper e a sua tripulação abriram o dia com uma vitória sobre o Oracle Racing Coutts, garantindo um lugar nas semi-finais.


“Estamos muito contentes com o lugar em que acabamos” refere Draper. “Ultrapassou as nossas expectativas. Ficamos felizes de derrotar o Russell Coutts, por isso foi difícil controlar as nossas emoções.”


Os três primeiros comemoraram no pódio, tendo James Spithill recebido um relógio Louis Vuitton Watch das mãos de Yves Carcelle, CEO da Louis Vuitton.


No domingo, as atenções voltam para as regatas de flotilha. As nove equipes estarão na água para disputarem a AC World Series Cascais Championship, uma regata que determina o vencedor da America’s Cup World Series – Cascais e cujos pontos contam para o resultado final das America’s Cup World Series.