Fernanda e Ana conquistam medalha de bronze no Europeu de 470

Por Marianna Ritter – Sport Final

Com a realização da Medal Race, com apenas os dez primeiros classificados de cada classe, terminou nesta sexta-feira, 15, mais uma edição do Open Europeans Helsinki 2011, o Campeonato Europeu de Vela. A dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, que representa o Brasil na classe 470 Feminina, encerrou no pódio a sua participação no evento, com a conquista do terceiro lugar.

Fernanda-Ana

As brasileiras se mantiveram entre as primeiras colocadas durante toda a competição. Por dois dias consecutivos chegaram a assumir a liderança, mas perderam a posição para as espanholas Tara Pacheco e Berta Betanzos, que acabaram com a medalha de ouro. Ontem, Fernandinha e Ana, finalizaram o dia em segundo. Com a combinação dos resultados de hoje, entretanto, as jovens perderam o posto para as dinamarquesas Henriette Koch e Lene Sommer, que ficaram a medalha de prata.

“Hoje não fizemos as melhores escolhas durante a regata, o que fez com que a dupla da Dinamarca nos ultrapasasse. A Medal Race tem essa particularidade, é uma regata curta e rápida, não há muito espaço para erros”, explicou Fernanda, medalhista em Pequim.

Considerado um dos mais importantes campeonatos do ano no calendário do esporte, o Open Europeans Helsinki 2011 deste ano foi marcado pela mudança nas condições do vento e pelo alto número de inscritos. Servindo como seletiva para os Jogos Olímpicos para alguns países, ele reuniu mais de mil tripulações, divididas em nove classes. Apenas na classe das brasileiras participaram 43 embarcações.

“Estamos felizes com o resultado obtido.Tivemos uma boa participação nas 13 regatas do evento e ficamos satisfeitas por isso”, comemorou Fernanda, que neste ano já conquistou o 4º lugar no Delta Lloyd Regatta, na Holanda, ao lado da proeira Ana.

Em campanha olímpica visando Londres 2012, as velejadoras retornam ao Brasil neste final de semana. Gaúchas, elas permanecerão treinando em Porto Alegre, RS, até o próximo dia 28 quando embarcarão para a Inglaterra. Fernandinha e Ana irão participar do evento teste das Olimpíadas em Weymouth, cidade sede das provas de vela.