Beto Pandiani revela com exclusividade à Náutica novo projeto de travessia pelo Ártico

 

Ao lado de Igor Bely, Pandiani quer fazer a travessia África—Brasil e depois retornar ao Ártico


Antonio Alonso Jr
Da redação da www.nautica.com.br

Foi navegando na internet que o velejador Beto Pandiani encontrou inspiração para seu próximo grande desafio: a passagem Noroeste, contornando o norte do Canadá no sentido Oeste-Leste e chegando à Groenlândia. As câmeras da revista Náutica encontraram em Ilhabela o velejador Beto Pandiani, que revelou com exclusividade o projeto de sua nova travessia. Travessias, na verdade, porque Betão e Igor Bely se preparam para dois novos desafios a vela a bordo de um catamarã aberto de 24 pés, pouco mais de sete metros.

Clique no vídeo acima para conhecer os detalhes e ver o mapa das próximas expedições de Beto Pandiani e Igor Bely


"Para a minha atividade o Google Earth é uma das mais geniais ferramentas e pela tela do meu computador aqui em pleno bairro do Itaim tenho viajado longe, passo horas navegando em águas geladas, explorando vilarejos no Ártico, pesquisando passagens e a anatomia de praias que espero um dia pode pisar", escreveu em seu blog. Mas como sabemos que o que ele gosta mesmo é de velejar no mar, Betão e Igor já estão trabalhando para transformar esse projeto em realidade em breve. Um barco de 24 pés será construído na França. Primeiro, ele vai para a água na Cidade do Cabo, de onde Betão e Igor partirão rumo ao Rio de Janeiro. A dupla deve largar em março do ano que vem e vai ficar perto de um mês no mar naquela que será a maior travessia em mar aberto já feita por Pandiani.

Mas essa será apenas a preliminar do projeto principal. Segundo Betão, "o motivo é preparar o barco para viagem de 2013 e 14, que é a Passagem Noroeste, que significa velejar de Vancouver pra Groenlândia, saindo do Pacífico e indo para o Atlântico". Nesse trajeto, Betão vai passar pelo norte do Canadá, entre a calota polar e o continente. "Essa viagem só está sendo possível porque o Ártico está derretendo e a Passagem Noroeste está abrindo. A idéia é fazer um documentário pro cinema contando sobre o aquecimento global, geopolítica e grandes explorações".

O novo barco terá um projeto especial e precisará ser especialmente leve, porque em alguns locais é provável que Betão e Igor encontrem gelo e sejam obrigados a subir o barco na banquisa e atravessá-la arrastando. Outra modificação é a inclusão de remos, já que no Ártico são bastante comuns os dias de vento fraco ou sem vento nenhum.

Em seu blog, Betão relatou a ideia da Passagem Noroeste no ano passado. Contou também que entrou em contato com um inglês que fez a mesma rota que ele em um barco a vela sem cabine e com remos. Ao entrar em contato com o tripulante Kevin Oliver, Betão descobriu que ele estava no combatendo no Afeganistão, mas mantinha a empolgação com a vela e com a travessia. Além de ganhar um amigo, Betão ganhou também um e-mail com o projeto do inglês, todos os detalhes do estudo e tudo o que foi observado durante quarenta e dois dias que Kevin Oliver havia passado no Ártico.

No vídeo gravado pela Náutica Online, Betão conta mais detalhes sobre o barco que será usado nas travessias e você pode também ver o mapa da travessia do Atlântico e da Passagem Noroeste.

Link relacionado:
Clique aqui e leia o post em que Betão Pandiani fala sobre a Passagem Noroeste.