Aleixo Belov seleciona novos tripulantes para acompanhá-lo em sua volta ao mundo
Antonio Alonso Jr
Da redação da www.nautica.com.br
Hélio Viana, do já famoso Blog do Maracatu, nos escreve de Istambul, onde está também o velejador ex-solitário Aleixo Belov. Belov, que nasceu na Ucrânia mas é baiano está dando sua quarta volta ao mundo, e desta vez resolveu levar consigo tripulantes a bordo do veleiro-escola Fraternidade, um ketch de aço de 21,50 metros. Hélio e sua esposa Mara estão a bordo do barco. O projeto, conta Hélio, "é levar jovens brasileiros para aprender as lides do mar (para mim, não é uma escola de vela e sim uma pós graduação)".
Quando sair de Istambul, na Turquia, o Fraternidade tomará o Rumo de Odessa, na Ucrânia e depois começará a fazer o caminho de volta para o Brasil. Nesta viagem, Belov está recrutando novos tripulantes. Hélio conta os detalhes: "Os pré-requisitos para ambos os sexos dos candidatos a uma vaga são: se interessar por uma viagem transoceânica, ter entre 18 e 35 anos e ter amor pelo mar. Ah sim, também não se consome bebida alcoólica ou fumo a bordo".
De Odessa o veleiro-escola volta à Salvador via ilhas gregas, Malta, Espanha, Gibraltar, Canárias, entre outras escalas, antes de chegar ao Brasil por volta de novembro de 2011.
Se você está interessado, mande seu currículo com foto para fraternidade@belov.com.br com o assunto candidato a tripulante e não se esqueça de informar se tem recursos para pagar as passagens aéreas de ida e volta (caso necessário), se tem como custear as despesas pessoais, se sabe filmar ou editar filmes, se tem alguma restrição alimentar, se toma alguma medicação especial ou se tem algum problema da saúde.
Para os mais empolgados, vale a pena lembrar que o veleiro saiu tripulado de Salvador, mas os tripulantes originais todos já desistiram da viagem. Isso significa que embarcar numa viagem dessas também envolve muito trabalho, disciplina e a convivência a bordo. O Hélio avisou que era uma pós-graduação...
Para ler a notícia completa e original no Blog do Maracatu, clique aqui ou visite diretamente o blog em maracatublog.wordpress.com.